EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
1999=10
1999=101999=101999=101999=101999=101999=101999=10

1999=10

Quem somos nós (MG / Brasil)

Projeto Cena-Espetáculo Galpão Cine Horto (2011)

O espetáculo aborda a superfície daquilo que infecta o mundo das aparências. Cinco "objetos humanos" são apresentados em cena como produtos afetados pelo mercado. A proposta é escancarar sintomas de um mundo imediatista, construído na superfície, por isso raso e apoiado nas aparências. "1999=10 pode ser um desabafo de onde nos encontramos neste tempo, neste século, neste mundo repleto da espécie humana, com o efeito estufa, com calamidades climáticas, com a produção de lixo exorbitante. Enquanto isso, aparentamos todos plenamente satisfeitos, como se não existissem problemas.", explica Dudude.

Em cena, homens "plenamente" satisfeitos e "coerentemente" trajados de terno, "armadura contemporânea" associada ao poder e à credibilidade do mundo dos negócios, debatem tragédias e catástrofes cotidianas estampadas na mídia, que ordinariamente atravessam seus corpos "ocos". Eles lêem o jornal. E todos os dias o papel está ali, envelhecendo rapidamente. As notícias a cada instante são outras e as mesmas, os personagens são outros e os mesmos, o tempo passa e quase nada realmente muda. Os homens continuam seus discursos cegos, surdos. A aparência esconde o buraco. A indumentária opaca não permite perceber que esses homens são meros produtos descartáveis, em meio a tantos, onde só a embalagem conta. Assim, 1999=10 brinda com ironia, a superfície, a prepotência, a soberba e o caos a que o homem de hoje foi abduzido. Como diria o personagem Pozzo da peça Esperando Godot de Samuel Beckett: "É uma desgraça, mas é assim!".

Ficha Técnica

Direção / Concepção: Dudude Herrmann

Intérpretes-criadores: Beth Penido, José Washington Vidigal, Patrícia Siqueira, Miller Machado, Vinicius Reinaldi

Apoio de Cena: Beatriz França

Dramaturgia: Criação coletiva

Dramaturgia: Dudude e Agrupamento 1999=10

Convidados palestrantes: Nydia Negromonte, Silvana Lopes, Paola Rettore, Evandro Rogers, Marcelo Kraiser, Leonardo Lessa

Colaboração

Núcleo de Apoio ao Figurino Galpão Cine Horto

Coordenação: Ana Luisa Santos

Assistência: Rosaly Perdigão

Núcleo de apoio a sonorização: Alexandre Santos e Daniel Castro

Cenotécnico: Helvécio Izabel

Criação de Iluminação: Bruno Cerezoli

Produção:William Gomes

Realização: Galpão Cine Horto

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.