EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Álbum de família
Anterior
Álbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de família
Álbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de família
Álbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de família
Álbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de família
Álbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de famíliaÁlbum de família
Anterior
Programa

Álbum de família

Grupo Galpão (MG / Brasil)

Direção: Eid Ribeiro

(1991)

Segunda parceria com Eid Ribeiro, o espetáculo representou um mergulho no universo trágico e expressionista de Nelson Rodrigues. Polêmico, "Álbum de Família" foi vencedor de quase todos os prêmios de teatro em Minas e representou uma guinada no estilo de trabalho do Grupo, só comparável à de "Partido".

Texto retirado do programa do espetáculo:

Com uma trajetória de oito anos de trabalho coerente voltado para a criação de uma linguagem de grupo, o Galpão estreia seu nono espetáculo (terceiro para palco), se encontrando com a dramaturgia de Nélson Rodrigues e, mais uma vez, sob a direção de Eid Ribeiro.

O projeto traz em si algumas experiências relativamente inéditas para o grupo, como o contato com um teatro de autor dos mais sólidos e complexos, e a interpretação a partir do elemento trágico.

Mesmo que possa parecer estranho aos olhos do público que tem acompanhado nossa pesquisa sobre as formas da comédia popular de rua. "Álbum de Família" tem para nós, um significado e uma coerência que se inserem dentro de uma busca de nossas próprias raízes, individuais e coletivas.

Nos últimos três anos, principalmente a partir de excursões e participações em festivais e encontros internacionais (no Brasil, Peru, França e Itália), surgiu a necessidade de indagar/responder teatralmente à nossa origem, ao nosso "ser brasileiro". Nesse contexto se encaixam as comédias. "Foi por Amor..." e "Corra Enquanto é Tempo", num painel de crítica a tipos e situações da nossa realidade.

Mas era necessário se aprofundar mais... Daí ao encontro com a obra de Nélson Rodrigues foi um passo. Acreditamos que nenhum outro autor teatral tenha sido mais brasileiro e, por isso mesmo, mais universal quanto Nélson Rodrigues. Sua obra é um testemunho pungente e apaixonado de como a nossa cultura de defronta com temas complexos como a vida, o amor e a morte.

Para nós, "Álbum de Família" vislumbra um caminho que estamos apenas começando a trilhar. Muitos questionamentos e dúvidas ainda permanecem e outros virão. Essa é, aliás, a função maior da arte. Uma arte que não se faz unicamente em função de um mercado (ainda que nele inserida), buscando a segurança e a padronização inerentes às leis que o regem, mas revelando sempre algo de inquietante e perturbador (não só para o público, mas também e principalmente para nós, artistas).

E, por fim, queremos ainda ressaltar a importância de "Álbum de Família" ser o primeiro espetáculo criado em nosso espaço próprio, um galpão de 200 metros, à rua Pitangui, 3413, no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte. Onde, apesar do atual processo arquitetado de destruição da cultura brasileira, pretendemos viabilizar a criação de um espaço cultural, que consolide e irradie cada vez mais nossa proposta de uma linguagem teatral do grupo.

As fotografias deste espetáculo foram feitas em filme e digitalizadas no âmbito do projeto "O teatro em BH no final do Século XX - digitalização do acervo de Guto Muniz". Projeto nº 0821/2020

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Ficha Técnica

Direção: Eid Ribeiro

Assistentes de direção: Antônio Edson e Eduardo Moreira

Atores: Antônio Edson, Wanda Fernandes, Beto Franco, Eduardo Moreira, Teuda Bara, Chico Pelúcio, Maria Gastelois, Rodolfo Vaz,Júlio Cezar Maciel e Eliane Carneiro

Trilha sonora: Antônio Vivaldi, Eius, Henry Purcell ?" Dido e Aereas

Música original: Eduardo Guimarães Álvares

Concepção do espaço cênico: Eid Ribeiro

Cenário: Rômulo Bruzzi

Confecção de cenário: Oficina de Marcenaria

Figurinos: Lúcia Vale

Adereços: Teuda Bara

Iluminação: Jorge de Carvalho

Programação visual: Grafitti

Coordenação geral de produção: Chico Pelúcio, Eduardo Moreira

Produção geral: Grupo Galpão

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.