EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
As últimas flores do jardim das cerejeiras
Anterior
As últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeiras
As últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeirasAs últimas flores do jardim das cerejeiras
Anterior
Assistir

As últimas flores do jardim das cerejeiras

Grupo Oficcina Multimedia (MG / Brasil)

FIT BH (2010)

"As últimas flores do jardim das cerejeiras" é um espetáculo imagético inspirado na obra "O Jardim das Cerejeiras", de Anton Tchekhov (1860-1904) cujo tema gira em torno dos conflitos sociais que marcaram a Rússia do final do século XIX. A partir de elementos plásticos, visuais e sonoros, queremos abordar um momento histórico, que desencadeou não só a revolução russa de 1917, como também antecipou as grandes rupturas e transformações filosóficas do século XX.

O eixo central do espetáculo é um labirinto que simbolicamente representa um espaço de difícil saída e abriga o Minotauro, monstro devorador que se alimenta de suas vítimas. Este ser híbrido, metade homem, metade animal, surge como uma figura emblemática, síntese da morte que se alastrou por todos os lados. Morrem as cerejeiras em flor, morre a aristocracia russa, cercada de pompa, o luxo e a ostentação; morrem nobres, reis e rainhas, adultos e crianças, anunciando a falência de uma classe hegemônica e requintada. Assiste-se o surgimento de novos ricos proprietários que assumem o poder repetindo erros antigos e instalando uma nova hierarquia deslocada e igualmente autoritária.

Simbolicamente as gueixas surgem como uma proposta estética, tendo no culto das artes, um veiculo de sensibilização e de reflexão, capaz de contribuir para o advento de uma nova era. Como diz Trofimov, personagem de O Jardim das cerejeiras:

"Se quisermos de fato viver verdadeiramente o presente, então primeiro temos de expiar o passado, temos de liquidá-lo; e só podemos expiá-lo com sofrimentos e um trabalho infatigável e intenso."

Ficha Técnica

Direção: Ione de Medeiros

Elenco: Escandar Alcici Curi, Fabrício Trindade, Henrique Mourão, Jonnatha Horta Fortes e Marco Vieira

Ator convidado: Tiago Gambogi

Assistência de Direção: Jonnatha Horta Fortes

Assessoria de Movimentação Cênica e Coordenação de Pesquisa de Preparação Corporal para a cena: Mônica Ribeiro

Preparação Corporal: Jonnatha Horta Fortes e Fabrício Trindade

Roteiro, Concepção Cenográfica, Figurino: Ione de Medeiros

Assistência de Figurino: Jonnatha Horta Fortes

Trilha Sonora: Francisco Cesar e Ione de Medeiros

Iluminação: Telma Fernandes

Vídeo: Ione de Medeiros, Escandar Alcici Curi, Henrique Mourão e Marco Vieira

Projeto Gráfico: Adriana Peliano

Produção: Grupo Oficcina Multimédia

Atores estagiários: Sergio Salomão e Adriano Basílio

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.


Fechar