EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Carta ao Pai
Anterior
Carta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao Pai
Carta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao Pai
Carta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao PaiCarta ao Pai
Anterior
Programa

Carta ao Pai

Cia. Absurda (Brasil / Portugal)

Direção: Ione de Medeiros

(1992)

"Meus escritos tratavam de você, neles eu expunha as queixas que nnao podia fazer no seu peito."

Franz Kafka, in Carta ao Pai

Aos 36 anos o Profeta do Espanto decidiu investir em um verdadeiro acerto de contas com o pai despótico, descendo fundo às cavernas abissais do ego, confirmando, em última instância, que a ficção kafkiana passa pela figura do pai e do tirano, para chegar à falta de liberdade objetiva do mundo administrado, ampliando as analogias da perseguição, culpa e malogro. É por intermédio da extraordinária imagem do pai estendido no mapa mundi que Kafka consegue figurar na Carta, tanto a falta de espaço do filho oprimido, quando a violência sem fronteiras da dominação.

A vida celibatária aparece na Carta como sendo quase inteiramente da responsabilidade paterna. Sua insegurança provoca um pânico de consciência, convencendo-se (como atormentado) de que de alguma forma cometeu um pecado - a punição se antecipa cronologicamente ao crime. Kafka aceitou - do ponto de vista biográfico - o julgamento da casa paterna (o pai, cioso de direitos e sempre com a razão).

A Cia. Absurda, com "Carta ao Pai", traduz em imagens, não os conceitos, mas as situações, num espetáculo despojado e onírico.

As fotografias deste espetáculo foram feitas em filme e digitalizadas no âmbito do projeto "O teatro em BH no final do Século XX - digitalização do acervo de Guto Muniz". Projeto nº 0821/2020

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Ficha Técnica

Da obra de Franz Kafka

Direção: Ione de Medeiros

Intérpretes: Paulo Lisboa e Fernando Lima

Iluminação e produção: Ricardo Carisio

Cenário e figurino: Márcio Gato

Composição musical: Antônio Celso

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.