EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Do tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida Kahlo
Anterior
Do tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida Kahlo
Do tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida Kahlo
Do tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida KahloDo tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida Kahlo
Anterior
Assistir

Do tempo e da paixão - Fragmentos descontínuos de Frida Kahlo

Cyntilante Produções e Gabriela Chiari (MG / Brasil)

(2008)

O espetáculo propõe uma reflexão sobre as relações humanas e a morte, a partir do universo da pintora mexicana Frida Kahlo que no ano passado foi lembrada em todo o mundo pelos 100 anos de seu nascimento.

A direção é de Dayse Belico.

A montagem é conduzida sob a perspectiva da morte, representada pelas entidades da mitologia "as três moiras" ou fiandeiras, que tecem o fio da vida e definem o destino dos homens, inclusive o de Frida Kahlo.

As fiandeiras apresentam aspectos da relação da pintora com o mundo e a morte, das cores e imagens fortes de sua obra, da vida conjugal tumultuada ao lado do muralista mexicano Diego Rivera, do acidente que deixou limitações físicas ao longo de sua vida.

Porém, a peça não pretende ser uma biografia da artista obedecendo a uma ordem cronológica e linear dos fatos.

O texto do dramaturgo mineiro Juarez Dias traz uma reflexão sobre as relações humanas e o tempo, a partir do imaginário da pintora mexicana, em uma linguagem contemporânea fragmentada, em sintonia com o público da atualidade.

Durante uma hora, os atores Gabriela Chiari, Zeca Santos e Beatriz França se desdobram em 11 personagens, numa narrativa que traz passagens rápidas e bruscas de cena, assim como os acontecimentos se deram na vida da artista.

O espetáculo explora também como recurso narrativo o jogo cênico entre o ator e boneco, trazendo situações inusitadas que mesclam fantasia e realidade e revelam ao público elementos do imaginário da pintora.

Em um processo de criação compartilhado com a direção e a dramaturgia, o cenário, a luz, a trilha e o figurino contribuem para a construção dos sentidos e atmosferas da peça e em "Do Tempo e da Paixão" criam dois planos ou lugares de enunciação bem definidos: o mundo dos mortos e o mundo dos vivos, de forma que com o desenrolar da peça, a distância entre eles se torna cada vez mais tênue, até que o espectador não reconhece mais os limites entre a vida e a morte.

Ficha Técnica

Elenco: Gabriela Chiari, Zeca Santos e Beatriz França

Direção: Dayse Belico

Dramaturgia: Juarez Dias

Texo incidental: Rainer Maria Rilke

Preparação corporal: Ana Amélia Cabral

Preparação vocal: Virgínia Lemes

Criação e confecção de bonecos: Cauê Salles

Trilha: Deco Lima/ Dayse Belico

Música Incidental: "Serenata do Adeus (Vinícius de Moraes), Violão: Baden Powell

Cenário: Osla Arquitetura - Ed Andrade

Assistência de cenografia: Marlon Penido

Confecção de cenário: Artes Cênicas produções: Joaquim Pereira

Figurino/ maquiagem: Alex Dário

Assistência de figurino/ adereços: Victor Hugo, Bruno Soarelli e Patrícia Santana

Confecção de figurino: Diva Dário, Mama Noise e Darley Lopes

Iluminação: Felipe Cosse

Locução da novela mexicana: Léo Quintão e Neise Neves

Bar: Chillis Comida Mexicana

Foto: Guto Muniz

Vídeo: Daniela Fonseca (Cenário Produções)

Arte: Dulce Couto

Design Gráfico: Juarez Dias

Assessoria de Imprensa: Beatriz França

Estágio Assessoria de Imprensa: Priscila Paes

Produção executiva: Fernando Bustamante (Cyntilante Produções)

Produção: Cyntilante Produções e Gabriela Chiari

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.


Fechar