Expedição Zum Zum Zum Lá no Meio do Mar
Movimento Teatro de Grupo (MG / Brasil)
Direção Ione de Medeiros
FIT BH (1997)
Intervenção urbana do Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais (MTG), um dos organizadores do FIT, sob a direção geral de Ione de Medeiros, direção musical de Rufo Herrera e iluminação de Thelma Fernandes. É uma expedição cultural, com título inspirado na canção "Peixe Vivo", com o objetivo de fazer um cartão postal da Belo Horizonte centenária e de investigar a sua relação com a inexistência do mar, sob a expectativa das diferentes manifestações artísticas.
Caminhões e tratores ornamentados, na visão de seis grupos integrantes do MTG, dão a tônica de uma interferência puxada musicalmente por Maurício Tizumba e marcada pela presença de artistas convidados e representantes das diversas camadas sociais (meninos de rua, mendigos e prostitutas).
Planejado inicialmente para comportar os grupos do MTG, o evento se ampliou, no sentido de assimilar outras organizações, como o grupo de teatro da SLU, os tradicionais blocos caricatos, o Grupo da 3ª Idade do Alto Vera Cruz e o Instituto de Arquitetos, sendo sua extensão batizada de "Zum Zum Zum Off".
As fotografias deste espetáculo foram feitas em filme e digitalizadas no âmbito do projeto "O teatro em BH no final do Século XX - digitalização do acervo de Guto Muniz". Projeto nº 0821/2020
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Carro com Maurício Tizumba, Cia. Drástica de Artes Cênicas, Cia. Cínica, Cia de Teatro-Escola de Arte e convidados, Grupo 3ª Idade do Alto Vera Cruz, Grupo Vênus, Grupo Instinto Brasileiro de Performance e Arquitetura, Bloco Caricato Corsários do Samba, Bloco Caricato Os Iluminados, Cia. Usina de Teatro, "Anjos Urbanos" - SLU, Grupo Deu Palla