EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
FILÓdáEMPREGO.COM
Anterior
FILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COM
FILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COMFILÓdáEMPREGO.COM
Anterior
Programa

FILÓdáEMPREGO.COM

Gorete Milagres (SP / Brasil)

(2012)

Gorete Milagres sobe aos palcos com o espetáculo que celebra os 18 anos de criação da personagem Filomena. Em "FILÓdáEMPREGO.COM", a atriz mostra as transformações que Filó passou nos últimos anos. O texto é da própria Gorete Milagres, que sentiu a necessidade de fazer sua personagem evoluir de acordo com as tendências culturais, sociais e econômicas do país. A Filomena começou como diarista, passando a mensalista, arrumadeira, copeira, até virar governanta. E essa evolução é narrada com muito humor no espetáculo. "A percepção da necessidade da mudança foi minha. Passaram-se 18 anos e muitos fatos ocorreram. Eu queria evoluir a Filomena porque todo mundo evoluiu. A ascensão da classe C me fez pensar e comecei, há um ano, a injetar novidades nas apresentações fechadas. Era impossível, nos tempos de hoje, ficar com a Filomena, por exemplo, de dente podre. Hoje, a empregada tem empregada, quer deixar de ser doméstica e virar balconista, atendente, recepcionista, ela acha mais chique. A profissão está mais respeitada, inclusive com melhorias na Lei que a representa. Então, tratei os dentes, melhorei a barriga, fui mesclando o texto antigo com um pouco do novo, até chegar ao roteiro final, completamente diferenciado. No teste, a mudança de visual e a saúde da personagem não interferiram na aceitabilidade do público", lembra Gorete.

Já governanta, vendo as patroas brigarem pelos seus serviços, a Filó passa um mês em cada casa, com a finalidade de ensinar os serviços para as empregadas. Muitas vezes ela percebe que tem que substituí-las. Mas como? Onde encontrar alguém de confiança e boa de serviço? Da vida real para o palco, diante da dificuldade de se conseguir uma empregada doméstica, Filomena abre sua agência de emprego virtual, a "FILÓdáEMPREGO.COM". Ela ganha um Iphone da patroa, cria um e-mail e começa a se conectar, à sua maneira, às novidades do mundo virtual e empresarial. E, como governanta muito solicitada em várias casas, de diferentes cidades do país, aonde ela chega, se propõe a fazer um evento para selecionar empregadas. E a peça é o evento de Filó. Só que ela não tem preparo para fazer eventos e muito menos para ser palestrante, para falar em público, mas faz tudo do seu jeito, achando que está arrasando. E nessa seleção surgem as mais inusitadas perguntas para as empregadas, como: se é hipocondríaca, se é preguiçosa e por aí vai. Filó também decide que a patroa também deve ser entrevistada e quer saber: se ela faz barulho na hora de dormir, se é bipolar, se é viciada em remédio. E, na peça, o tempo todo o telefone toca. É a patroa que a contratou na cidade, que quer saber onde ela está, falar do trabalho. E a contratante da Filó é uma personalidade conhecida de todos na cidade. "Como já é recorrente em minhas apresentações, ocorre completa interatividade com a plateia. Na peça, todos são empregados ou patrões. Vira uma diversão", explica Gorete Milagres.

Ficha Técnica

Texto e interpretação: Gorete Milagres

Direção e supervisão de texto: Eliana Fonseca

Direção de Arte: André Cortez

Iluminação: Wagner Freire

Trilha sonora: Fábio Tagliaferri

Design gráfico: Regina Cassimiro

Fotos (peças gráficas): Andréia Machado

Tratamento de imagem: Imagem Boreal

Direção de produção: Gorete Milagres

Assistentes de direção: Anderson Azevedo e Magda Araújo

Assistentes de direção de arte: Carol Bucek e Fernanda Ocanto

Produção de arte: Manga Idéia

Assistente de produção: Anderson Azevedo

Baixo eletrônico, viola caipira e violão: Daniel Nakamura

Percussão: Adriano Busko

Mixagem e masterização: Daniel Nakamura

Assessoria de imprensa: AB Comunicação

Operadora de luz: Alessandra Marques

Produção em Belo Horizonte: Rubim Produções

Co-realização em Belo Horizonte: Teatro em Movimento

Realização: Gorete Milagres Produções Artísticas

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.