EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Gestos Ordinários
Anterior
Gestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos Ordinários
Gestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos Ordinários
Gestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos OrdináriosGestos Ordinários
Gestos OrdináriosGestos Ordinários
Anterior

Gestos Ordinários

Cia. de Dança Palácio das Artes (MG / Brasil)

Direção: Dani Lima

(2014)

Com coreografia da carioca Dani Lima, GESTOS ORDINÁRIOS está ligado às ações do dia a dia que comunicam sobre a pessoa e interferem em nossa forma de estar no mundo, como sentar, ficar de pé, caminhar, deitar, subir, descer, beijar, abraçar, entre outros contextos.

Este trabalho também pode ser considerado uma sequência de atuação da própria Dani Lima que, em 2013, reuniu no livro "Gesto -Práticas e Discursos" cerca de 100 gestos emblemáticos e icônicos do século 20. Para ela, é possível estabelecer um olhar poético sobre o cotidiano. "Nossa proposta é olhar para as ações cotidianas de um outro modo, observando a carga simbólica que está ali para ser revelada às pessoas", diz.

Sem estilizar o cotidiano, mas olhando poeticamente para ele, Dani Lima explica que a heterogeneidade da própria Cia de Dança, que possui 20 bailarinos, permitiu estabelecer a ideia de coleção. Para ela, a partir de gestos semelhantes, é possível identificar as diferenças ocultas e, a partir das diferenças evidentes, encontramos as semelhanças ocultas. "A proposta deste trabalho nasce dessa ideia. São cerca de 50 gestos e, a partir de cada um, surgem mais uma centena. Temos uma coleção de gestos ordinários, isolados ou em grupos, mas, ainda assim, cada um, com suas peculiaridades".

Para Dani Lima, GESTOS ORDINÁRIOS pode ser traduzido como uma forma de identificar a poesia que existe no cotidiano. "Entendemos que o nosso dia a dia é repleto de pequenos e grandes gestos que, de tão banalizados, não são percebidos como formas poéticas. E é isso que pretendemos mostrar, ou resgatar nas pessoas - a poesia do dia a dia".

Ficha Técnica

Direção e concepção: Dani Lima

Assistente de direção: Patricia Werneck

Criação e interpretação ?" (bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes)

Alex Silva, Andrea Faria, Ariane de Freitas, Beatriz Kuguimiya, Camila Oliveira, Christiano Castro, Claudia Lobo, Cristiano Reis, Eder Braz, Fernando Cordeiro, Igor Pitangui, Ivan Sodré, Lair Assis, Lina Lapertosa, Lívia Espírito Santo, Lucas Medeiros, Lucas Roque, Mariangela Caramati, Naline Ferraz e Paulo Chamone.

Figurino: Marco Paulo Rolla

Assistência de figurino: Cristina Rangel

Trilha sonora:

Concepção: Dani Lima, Patricia Werneck e Rodrigo Marçal

Consultoria de design de som: Samir

Bateria: Nenem

Ensaiadores: Patrícia Werneck e Rodrigo Giése

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.