EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras
Anterior
Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras
Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tirasHyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras
Anterior

Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras

Tuca Pinheiro (MG / Brasil)

(2015)

Abordagem político-artística do pensamento estético imposto à dança pela tradição europeia, seus desdobramentos, consequências e conflitos instalados / instaurados na obra e no corpo do artista-intérprete. Pensamentos que ainda atuam como dispositivos de poder, estabelecendo parâmetros que legitimam um modelo de dança de qualidade asséptica, eugenista e adaptada às demandas de um mercado específico que tem o propósito de estabelecer condutas desejáveis em seu público. Este projeto seleciona a carta de Pero Vaz de Caminha como referência ao nosso encontro com este pensamento, verticalizado através de uma pesquisa in loco nos campos de extermínio de Auschwitz e Birkenau (Polônia).

"Um murro bem dado contém em si sua própria anestesia" (Primo Levi).

O processo da pesquisa dos materiais coreográficos manteve-se atento e distante das armadilhas lançadas pelas verdades absolutas e pelos julgamentos maniqueístas, entendendo que os vestígios são a matéria constitutiva de uma possível memória. Quem somos nós? Ainda precisamos da tutela do olhar europeu? Somos réplicas de um processo neocolonialista que se perpetua desde a corte francesa? Estes vestígios sustentam a obra? Esta dança ainda não deformou? Não fedeu? Não soltou as tiras?

A figura da Hiena se impôs como um poderoso símbolo para sub-condições de vida, uma existência ambígua que transita entre o riso e o resto, fato que favoreceu a investigação de procedimentos coreográficos que colocam em discussão questões relativas à higienização e à "hienização".

Ficha Técnica

Concepção/Intérprete: Tuca Pinheiro

Dramaturgista: Rosa Hercoles

Consultoria Bibliográfica: Adriana Banana

Projeto de Luz: Leonardo Pavanello

Pesquisa de Trilha: Tuca Pinheiro

Captação/Edição/Finalização de Áudio: Kiko Klaus

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.