EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Memória em imagens

* Luciana Romagnolli (Jornal O Tempo - 01/07/2011)

O Magazine convidou Guto Muniz, 45, a selecionar cinco imagens entre as inúmeras que fez em mais de duas décadas dedicadas a registrar momentos efêmeros do teatro em Belo Horizonte, como uma prévia do que o fotógrafo reunirá no seu projeto de site, aprovado pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultura. A retrospectiva deve entrar no ar no ano que vem, quando Guto completa 25 anos de ofício.

"Uma coisa que vinha me incomodando terrívelmente de um tempo para cá era chegar no meu escritório, abrir um armário enorme e ver pastas e pastas de negativos com uma história pela qual muita gente do teatro passou, mas à qual as pessoas talvez nunca tivessem acesso" diz.

A fotografia de teatro, afinal, tem para ele dois papéis distintos. O mais imediato - e comercial - é o da divulgação do espetáculo, no sentido de instigar as pessoas a ir vê-lo. "Outro papel importante da fotografia, que vai além desse, é um trabalho de documentação dessa história". Por isso, Guto Muniz vem investindo, cada vez mais, em registrar não apenas o momento da apresentação, mas também o processo de criação. "A fotografia é o que vai ficar."

Há muita responsabilidade nisso. Arte passageira como é, o teatro deixa para a posteridade sempre registros parciais. Nas fotos de Guto essa história se perpetua, filtrada por seu olhar. "Isso é que é um barato e uma responsabilidade muito grande. Fica o que eu ví, mas o que eu ví insitga a lembrança de outras pessoas".

Guto se aproximou do teatro e da fotografia nos primeiros anos de faculdade de publicidade, e o que o fisgou na conjunção das duas artes foi a emoção. "É uma linguagem muito rica, um outro mundo, que escapa ao nosso mundo normal, uma viagem constante, sempre me levando a outros lugares e outras possibilidades", divaga.

Quando empunha a câmera, portanto, está mais preocupado em se deixar levar pela energia do espetáculo do que por questões técnicas, como incorporar a estética do trabalho na fotografia. "As pessoas me perguntam se é possível assistir o espetáculo enquanto estou fotografando. Respondo que só consigo fotografar, porque estou assistindo. Não vou ver os melhores momentos para a fotografia, o que vier está bom; importa o que eu percebí e o que eu sinto".

RECUPERAÇÃO: Nesse primeiro momento do projeto do site - que pode vir a se tornar um portal com colaborações alheias de videos e cartazes dos espetáculos, ampliando seu caráter memorial - o fotógrafo agora se ocupa de catalogar as imagens, que serão acompanhadas de fichas técnicas dos espetáculos e identificação dos fotografados.

Ele estima ter registrado algo em torno de mil espetáculo e nem arrisca dizer quantas fotos. As mais recentes, feitas de 2001 para cá, em formato digital, estão organizadas. O que vai dar trabalho são os velhos filmes, que serão digitalizados e passarão por processo de recuperação.

Divulgue

Entre em Cena

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.