EXPLORE

foco in cenafoco in cena

De olho no palco

* Mariana Peixoto (Jornal Estado de Minas - 14/08/2012)

Recém-chegado ao curso de publicidade e propaganda da PUC Minas, Guto Muniz fez a disciplina de teatro. Nunca teve ligação com as artes cênicas, mas se apaixonou de cara – inclusive, formou um grupo amador com colegas. No semestre seguinte, estudou fotografia. Outra paixão à primeira vista. Em 1987, foi assistir a Antígona, da extinta companhia Sonho e Drama, de Cida Falabella, e resolveu fotografar a peça. Foi assim que se deu o batismo do fotógrafo na área.

Vinte e cinco anos mai tarde, Muniz reúne toda a sua carreira no site Foco in cena (www.focoincena.com.br) com amplo acervo referente às artes cênicas em Minas. O projeto entrará no ar no domingo. Hoje (para convidados) e amanhã (para o público), ele abre exposição com 120 imagens no Memorial Minas Gerais.

“Tenho todas as fotos guardadas. As que estavam em filme passaram pelo processo de digitalização. Já o material mais recente, em digital, estava mais organizado. A partir daí, comecei a montar o site. Como desde o começo tenho o hábito de colecionar programas de espetáculos, as fotos serão acompanhadas de sinopses e fichas técnicas das montagens”, conta Muniz.

O acervo traz registros dos festivais FIT, de Bonecos e de Circo, bem como de espetáculos de grupos como Galpão, 1 Ato, ZAP 18 e Mimulus.

Num primeiro momento, serão disponibilizados 5 mil fotos de 400 montagens. Outros 400 espetáculos entrarão posteriormente no site. “Futuramente, vou abrir espaço para os fotógrafos que trabalharam comigo em festivais”, informa.

Para Guto Muniz, mais que técnica, a boa fotografia de um espetáculo deve ter sensibilidade. “O fotógrafo tem que captar a essência do que está assistindo. Isso ocorre se ele estiver mais envolvido com o espetáculo do que com a fotografia. Vejo muitas fotos esteticamente bonitas, mas sem alma”.

Para ele, cada caso é um caso. “Foto em teatro é de um jeito, em espaço alternativo de outro. Os espetáculos mais difíceis de fotografar, com baixa iluminação, por exemplo, por vezes são os mais gostosos, pois representam um desafio. A questão maior é manter a concentração o tempo inteiro. Ele não pode ficar preocupado com o que esta fotografando, mas com o espetáculo”, conclui.

Divulgue

Entre em Cena

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.