EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Guto Muniz em Cena

* Clarissa Carvalhaes (Jornal Hoje em Dia - 14/08/2012)

O teatro ganha um presente. Ou melhor, fotografias. A partir do dia 19 de agosto, entra no ar o site www.focoincena.com.br com imagem que resgatam 25 anos de registros de um dos mais importantes fotógrafos das artes cênicas, Guto Muniz.

Antes disso – e a partir de amanhã – o Café do Memorial Minas Gerais Vale (na praça da Liberdade) hospeda parte do acervo que estará presente no portal. A exposição “Foco In Cena” contará com 120 fotos que retratam grupos de teatro e de dança, mineiros, nacionais e internacionais, que se apresentaram em Belo Horizonte ao longo dos 25 anos de trajetória do fotógrafo. Uma história que começou a ser traçada exatamente em 1987.

“Uma das fotos que posso dizer ser a responsável por toda dedicação que me dispus em retratar as artes cênicas foi feita em 1989. É do espetáculo ‘Fim de jogo’ e fotografia é do ator Paulo Lisboa (já falecido). Lembro que quando cheguei ao laboratório e revelei aquela imagem aquilo me calou e me fez desejar e extrair tudo o que há na encenação”, recorda o fotógrafo.

A imagem a que Guto descreve é exatamente a fotografia que ilustra a capa do caderno de Cultura de hoje. “Naquela época era facinho, facinho de me apaixonar. E foi a fotografia que me fisgou de jeito”, brinca.

Mas a ideia de entregar ao mundo todo trabalho construído ao longo de duas décadas só surgiu a partir do incômodo que Guto teve ao deparar-se diariamente com os registros que vinha engavetando sobre pilhas.

“Eu não queria mais ter meu trabalho entulhado em armários, dentro de pastas e arquivos. Era chegada a hora de contar a história do teatro. Sei que tudo o que estará disponível no site, e que pode, antes disso, ser visto na exposição, será de imensa valia para a arte. É um imenso álbum de retrato”.

A mostra fica em cartaz no Museu da Vale até novembro deste ano. “Era engraçado porque quando comecei a pensar nesse projeto (do site), eu simplesmente não conseguia tirá-lo do papel. Selecionava cinco fotos e produzia outras 50. Só depois que consegui a Lei Municipal de Incentivo à Cultura pude contratar profissionais que me ajudaram a selecionar as imagens”. O trabalho diminui? “Um pouco, na verdade. São mais de mil registros catalogados, selecionaremos 800. Todos eles contarão com alguma pesquisa, portanto, toda imagem vai ter ao menos uma sinopse e ficha técnica”, conta Muniz.

Muniz retrata tudo o que chega à cena

Depois o teatro, a dança, o circo, os boneco, a música... A verdade é que os palcos não abrem mão de Guto Muniz.

“Quando fui rever as fotos para incluir no projeto comecei a lembrar de espetáculos que nem passavam mais por minha cabeça. Peças que na época não tinham tanto sentido para mim, como tem hoje”, conta o fotógrafo que entre os dias 25 de agosto e 1 de setembro comanda o Workshop sobre fotografia de Artes Cênicas. O curso acontece na Escola de Imagem (rua Colômbia, 375, no Sion). Para mais informações e inscrições é necessário entrar em contato pelo telefone (31) 32646262.

Divulgue

Entre em Cena

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.