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Primeiro Ato estréia "Três Luas"

Uma história narrada e cantada em poemas sobre o belo e resignado amor de Ariana por um exuberante Dionísio – o grande ausente – é o cerne do mais novo espetáculo do grupo de dança Primeiro Ato, “Três Luas”, que estreia no dia 18 de setembro (sexta), no CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários) e tem patrocínio do Banco do Brasil. A diretora artística Suely Machado mergulhou no universo do disco literário “Ode Descontínua e Remota Para Flauta e Oboé. De Ariana Para Dionísio”, produzido por Zeca Baleiro em parceria com a escritora e poeta Hilda Hilst.

O álbum é a versão musicada do livro "Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão", publicado em 1974, de forte maturidade poética da autora Hilda Hilst, considerados autobiográficos e que foram interpretados por grandes vozes femininas da MPB: Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia, Jussara Silveira, Ângela Ro Ro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olívia Byington, Mônica Salmaso e Ângela Maria. Na trama, a figura feminina ocupa a posição do homem, a de poeta lírico, e expressa seu amor idealizado pela falta do amante e uma ausência de memória desse amor.

O projeto de dança nasceu de uma conversa entre Suely e Zeca, amigos e parceiros cheios de afinidades artísticas, que têm uma relação irônica com a vida e uma forma singular de criar em cima de paradoxos muito semelhantes. “Quando ganhei o CD do Zeca disse: ‘Eu quero fazer esse trabalho’. E imediatamente ele respondeu que eu poderia começar quando quisesse”, lembra a diretora. De lá pra cá, três anos se passaram até a conceituação de como esse lirismo seria traduzido em forma de espetáculo. Para Suely Machado, esse foi o maior desafio. “Pela primeira vez, trabalhei em cima de uma dramaturgia pronta, tendo que dirigir e conceber a palavra concreta, mas sem deixar de imprimir a minha própria poética e a dos bailarinos criadores que me acompanham", explica ela.

“Para formatar e escrever a ideia do projeto, tive a colaboração dos bailarinos Ana Virgínia Guimarães e Alex Dias, além de todos os dançarinos que trouxeram suas histórias, memórias e interpretações dessa temática, que se torna extremamente atual quando pensamos no platonismo do amor virtual vivido no século XXI”, ressalta a diretora. Para ela, a imagem, a idealização e a necessidade de se publicar esse amor são mais importantes do que vivenciá-los na prática.

Os nove bailarinos, Alex Dias, Ana Virgínia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcella Gozzi, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Vanessa Liga e Carlos Antônio, receberam a tarefa de escrever uma carta a uma pessoa ausente, dizendo o que gostariam de ter dito e não disseram. “Juntei trechos dessas cartas aos poemas de Hilda, que revelam ausência, um amor idealizado e uma vivência desse amor realizada apenas em sonho e desejo”, diz. Nas cenas, em alguns momentos, homens e mulheres surgem como se não estivessem ali e fossem uma miragem, na busca desse amor idealizado onde cada sequência é interrompida como o despertar de um sonho. Em duas dessas sequências Suely participa como uma ilusão de sua própria imagem.

O cenário é a recriação de uma arena, um terreiro como se o público fosse assistir sob a luz do luar e suas três fases, cheia, minguante e crescente. Os movimentos livres e soltos são focados nos membros superiores e nos olhares, para dar a sensação de menos presença física, quase que aérea, e deixar o corpo a serviço dos poemas, revelando toda sua força e delicadeza. O figurino, assinado por Pablo Ramon, traz transparências e vestidos longos, que transmitem o lirismo feminino da história, e camisas e casacos traspassados, sugerindo esse homem idealizado.

Serviço:

Três Luas – Grupo de Dança Primeiro Ato

Data: 18 de setembro a 12 de outubro

Local: CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Horário: sextas, sábados e segundas, 20 horas, domingos, 19 horas

Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada)

Ficha Técnica:

Concepção, encenação e direção coreográfica: Suely Machado

Assistente de Direção: Marcela Rosa

Estudo e criação do movimento: Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcela Gozzi, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Vanessa Liga

Estagiários: Carlos Júnior e Mariana Ragone

Maitre de Ballet: Betinna Bellomo

Produção: Regina Moura

Assistente de produção: Eliana Capovilla

Desenho de Luz: Telma Fernandes

Figurino: Pablo Ramon

Trilha sonora: Poemas de Hilda Hiust musicados por Zeca Baleiro "Ode descontínua e remota de Ariana para Dionísio"

Operação de luz: Edimar Pinto

Operação de som: Fabrício Galvani

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