EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Grupo Teatro Invertido apresenta "Noturno"

Sétimo espetáculo da companhia mineira tem direção de Monica Ribeiro e Yara de Novaes e texto de Sara Pinheiro.

Leia mais

Em comemoração aos seus dez anos de trajetória, completos em 2014, o Grupo Teatro Invertido estreia em 10 de janeiro de 2015, sua sétima e mais recente montagem: Noturno. O espetáculo abrirá a 9a edição do Festival Verão Arte Contemporânea - VAC e ficará em cartaz até o dia 18 de janeiro - de quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas - no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, com ingressos a 16 reais (inteira).

Com texto da jovem dramaturga mineira, Sara Pinheiro, e direção de Monica Ribeiro e Yara de Novaes, Noturno tem como pano de fundo uma situação inusitada: o fim do mundo que se aproxima lentamente e já se concretizou em outras regiões do planeta. A trama desenrola-se a partir de um encontro casual entre cinco antigos colegas de adolescência em uma ensolarada tarde de domingo. A iminência de um futuro próximo e inexorável desvela os medos, as contradições, os valores desgastados, os afetos desmedidos e as angústias de típicos representantes da elite brasileira. Essa é a metáfora que Noturno utiliza para abordar as recentes transformações sociais e naturais vividas no Brasil e no mundo, e a consequente resistência à perda de privilégios e ao reconhecimento da necessidade de estabelecer uma nova ordem.

Como contraponto à natureza desgastada do cenário criado por Ed Andrade, os vídeos de André Amparo e Chico de Paula perpassam todo o espetáculo, completando a narrativa. Em cena, os atores Dimitrius Possidônio, Kelly Crifer, Leonardo Lessa, Rita Maia, Robson Vieira e a atriz convidada Juliene Lellis. O espetáculo conta ainda com trilha de Dr.Morris e iluminação de Felipe Cosse e Juliano Coelho.

Noturno e o Grupo Teatro Invertido

O Teatro Invertido é reconhecido pela pesquisa original em dramaturgia na criação de seus espetáculos. Ao contrário das peças anteriores, no entanto, criadas por meio de textos colaborativos gerados em processo de ensaios, a montagem de Noturno surge de um texto já pronto. “Não se trata de uma ruptura, mas de uma continuidade da nossa pesquisa. Queremos experimentar, trocar, empreender o que aprendemos em novas vivências”, explica Leonardo Lessa. Noturno também marca o profícuo encontro de gerações entre os atores do grupo, as diretoras e a dramaturga.

As seis peças anteriores do Teatro Invertido são Nossa Pequena Mahagonny (2003), Lugar Cativo (2004), Medeiazonamorta (2006), Proibido Retornar (2009), Estado de Coma (2010) e Os Ancestrais (2013).

Equipe

[direção]

Monica Ribeiro

A atriz, dançarina, preparadora corporal, diretora e professora do deparamento de fotografia Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, pesquisa a experiência estética e o estado do corpo nas práticas corporais cênicas a partir da interface entre Arte e Ciências Cognitivas, processos de criação e poéticas do movimento cênico. É consultora de preparação corporal e desenho de movimento cênico do Grupo Oficcina Multimédia e de outros grupos teatrais de Belo Horizonte e São Paulo.

Yara de Novaes

A premiada diretora e atriz belo-horizontina é radicada em São Paulo. Em 2005, fundou o Grupo 3 de Teatro, ao lado de Débora Falabella e Gabriel Paiva.

[texto]

Sara Pinheiro

Atriz e dramaturga, é integrante da Cia do Chá e uma das idealizadoras do projeto Janela de Dramaturgia.

[atuação]

Dimitrius Possidônio, Kelly Crifer, Juliene Lellis, Leonardo Lessa, Rita Maia e Robson Vieira.

[voz em off]

Fernanda Vianna (Grupo Galpão) e Lucas Vianna

[participação em vídeo]

Otto Levy

[assessoria vocal e musical]

Ernani Maletta

[cenário]

Ed Andrade

[figurinos]

Marney Heitmann

[iluminação]

Felipe Cosse e Juliano Coelho

[trilha sonora]

Dr. Morris

[vídeos]

André Amparo e Chico de Paula

[produção]

Maria Rita Fonseca

[patrocínio]

ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Sinopse

Em um fim de tarde de domingo, à beira de uma piscina, cinco colegas se encontram para assar uma carne. Essa seria uma situação comum na vida desses jovens de classe média, se não fosse a ameaça do fim do mundo que paira no ambiente.

Serviço

Noturno, Grupo Teatro Invertido

De 10 a 18 de janeiro de 2015, quinta-feira a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas

Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras.

Ingressos: R$ 16 (inteira)

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Clique no link abaixo para ver fotos do trabalho:

http://www.focoincena.com.br/noturno/10192

[Circuito Aberto] Diálogos Cênicos ocupa a praça até dezembro

Programações gratuitas de dança, performance e teatro irão ocupar espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade entre os dias 29/10 e 10/12.

Leia mais

Todas as quartas-feiras, entre os dias 29 de outubro e 10 de dezembro, o Circuito Cultural Praça da Liberdade será ocupado por atividades formativas e apresentações de dança, performance e teatro dentro da programação do [CircuitoAberto] Diálogos Cênicos. Toda a programação é gratuita.

Ao todo, serão 23 atividades distribuídas entre o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Centro de Arte Popular - Cemig, o Centro de Informação ao Visitante – Prédio Verde, o Memorial Minas Gerais Vale e a própria Praça da Liberdade.

Na entrada dos espetáculos que ocorrem em locais fechados, o público poderá doar livros para a ampliação da biblioteca do Centro Cultural “Lá da favelinha”, do Aglomerado da Serra e para o GASS – Grupo de Apoio Social Solidariedade, que funciona em Santa Tereza.

O [Circuito Aberto] Diálogos Cênicos foi idealizado pela Associação No Ato e integra, por meio de uma parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, o Circuito Aberto – programa de ocupação artística do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto faz parte da plataforma #ClaroExperiências, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O principal objetivo do [Circuito Aberto] Diálogos Cênicos é democratizar o acesso à cultura, mostrar a diversidade da produção em artes cênicas do estado, promover o diálogo e a reflexão e contribuir para a ocupação de espaços públicos.

"Buscamos também contribuir para o debate sobre a ampliação de ações continuadas de cultura, embasadas em políticas públicas consolidadas e na apropriação de espaços que são de todos nós", diz Bárbara Bof, da Associação No Ato, idealizadora do projeto.

[Circuito Aberto] Diálogos Cênicos é também um convite para que esses espaços sejam conhecidos e apropriados. Os trabalhos que compõem a programação foram selecionados a partir de 185 inscrições recebidas pelo projeto. Mais do que apresentar uma mostra, a curadoria – formada por Marcelo Bones, Rodrigo Campos e Soraya Belusi – guiou-se pelo desejo de promover diálogos, ainda que subjetivos, entre as propostas artísticas.

Circuito Aberto

O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado em Belo Horizonte, é o maior conjunto integrado de cultura do país, reunindo 12 espaços históricos, artísticos e temáticos, que contam com centros culturais, teatros, salas multiuso, bibliotecas e salas para oficinas.O programa Circuito Aberto foi lançado em 2013, como ação da Política Cultural e Educativa deste circuito, e recebeu mais de 420 propostas que culminaram em 28 atividades nas categorias “Espetáculos e apresentações” e “Formação e experimentação”, atraindo um público de 6 mil pessoas. Neste ano, por meio da parceria com a Associação No Ato via projeto Diálogos Cênicos, o programa irá privilegiar as artes cênicas.

Sobre o #ClaroExperiências

É uma plataforma cultural inovadora, que reúne uma série de eventos patrocinados pela operadora em Minas Gerais, durante o ano de 2014. Ao todo, serão 17 projetos e mais de 70 apresentações em várias cidades do estado.

As informações sobre a plataforma, bem como a agenda completa dos eventos, estão disponíveis no portal www.claroexperiencias.com.br e nas redes sociais.

SERVIÇO

[Circuito aberto] Diálogos Cênicos

» Atividades formativas e espetáculos de dança, performance e teatro

Espetáculos todas as quartas-feiras, de 29 de outubro a 10 de Dezembro

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Programação completa no site

www.dialogoscenicos.com.br

Eugênio Sávio e João Castilho nos "Diálogos com o Mercado"

Curso "Fotografia, Arte e Cultura" oferece palestras gratuitas com grandes nomes da fotografia mineira.

Leia mais

O curso “Fotografia, Arte e Cultura”, integrante do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas oferece no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, a partir das 19hs, duas palestra com o fotógrafo e produtor cultural Eugênio Sávio e o artista visual João Castilho. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Para reservar a sua, envie mensagem para o e-mail contato@focoincena.com.br com o título “Diálogos com o Mercado”, colocando no corpo da mensagem o seu nome completo. Aguarde, então, a confirmação de sua inscrição. Somente as 30 primeiras pessoas que se inscreverem, terão suas vagas asseguradas até as 18:45hs. Após este horário as vagas restantes poderão ser ocupadas pelos integrantes da lista de espera.

O endereço é Rua Inconfidentes, 911 • Savassi • Edifício Soinco – Business Center • 19º andar - salas 2 e 3. Belo Horizonte.

Cena Vestida leva acervo do Foco in Cena para as peças de vestuário

Parceria entre Guto Muniz, Sima Dornas e Louis Mooren une a fotografai de cena com a moda.

Leia mais

Um fotógrafo, uma estilista e um designer. Desta união surgiu o projeto "Cena Vestida".

Em 2012, ao comemorar os 25 anos de carreira, Guto lançou o site Foco in Cena (www.focoincena.com.br}, com o objetivo de disponibilizar à população todo o seu acervo fotográfico, composto por mais de mil espetáculos de teatro, dança, circo e música. Com a intenção de proporcionar um contato ainda maior do público com os espetáculos registrados, o fotógrafo e a figurinista e estilista Silma Dornas fecharam uma parceria que visa a criação das mais variadas peças de vestuário, tendo como base de criação as fotos do acervo de Guto.

As experimentações de Silma e seu marido, o designer Louis Mooren, levam em consideração não somente as imagens, mas os próprios espetáculos, a fim de criar peças únicas que melhor representem cada trabalho. “As peças vão de camisetas t-shirt a blazers, passando por vestidos, camisas-polo, calças e tudo o que as fotografias sugerirem e a imaginação puder criar”, conta Silma Dornas.

Segundo Guto Muniz, o objetivo principal do projeto é contribuir para a preservação da memória das artes cênicas. Por isso, “todas as peças de vestuário criadas trazem o nome do espetáculo e da companhia. Assim torna-se possível não só a divulgação de seus mais recentes trabalhos, como pode-se trazer novamente à tona importantes espetáculos apresentados anteriormente”, afirma Guto.

As peças terão um certo caráter de exclusividade, pois não serão produzidas em larga escala. Seu principal canal de venda será a loja virtual na internet, a partir do qual, as peças poderão ser encomendas.

Para visitar a loja, basta clicar no link abaixo:

www.cenavestida.com.br

Deixem o espaço do teatro em paz!

Classe artística se movimenta contra a especulação imobiliária que ameaça diversos espaços culturais em todo o país.

Leia mais

A revista virtual Antro Positivo lançou em sua edição nº 10 a campanha “Deixem o espaço do teatro em paz / Arte x Especulação Imobiliária”. O motivo para tal campanha é o fato de muito espaços culturais como teatros e sedes de companhias vem correndo sérios riscos de fecharem suas portas devido ao desejo dos proprietários dos imóveis de negociá-los com construtoras visando a construção de novos empreendimentos imobiliários.

Inicialmente concentrada na cidade de São Paulo, a campanha rapidamente conquistou adeptos em outras cidades brasileiras.

Em Belo Horizonte, no último dia 16 de junho, em apenas três horas, 35 artistas compareceram ao Galpão Cine Horto para serem fotografados pelo fotógrafo Guto Muniz e, assim, se engajarem na campanha. Na cidade, tal campanha tem um motivo especial: o aviso de fechamento do Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, um importante espaço cultural da cidade, tido por grande parte dos profissionais da cidade como o melhor palco para a dança na capital mineira e que, a partir de agosto passará a ser utilizado unicamente para atividade internas do TJMG que ocupará o prédio.

A classe artística não aceita tal fechamento, alegando que o teatro surgiu como contrapartida do Estado à demolição do Cine Metrópole em 1983 e que, desta forma, deveria ser mantido como um espaço cultural aberto à comunidade.

Alguns dos principais jornais da cidade publicaram matérias a esse respeito e os artistas locais prometem ações efetivas pela manutenção do teatro. Leia algumas delas nos links abaixo:

Jornal Estado de Minas (escrita por Carolina Braga e publicada em 11/06/2014)

Jornal Hoje em Dia (escrita por Paul Henrique Silva e publicada em 21/06/2014)

O Tempo (escrita por Carlos Andrei Siquara e publicada em 22/06/2014)

EM destaca a fotografia de espetáculos

Jornal traz matéria especial em sue primeiro domingo do ano

Leia mais

Em um mês em que acontecem em Belo Horizonte a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e o Verão Arte Contemporânea, o jornal Estado de Minas traz, no primeiro domingo de 2014, na capa do caderno Cultura, uma matéria entitulada "Olho Mágico - Fotografar espetáculos também e arte", onde são entrevistados importantes nomes da fotografia mineira e nacional.

Leia a íntegra da matéria em:

http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2014/01/05/noticia_arte_e_livros,150145/olho-magico.shtml

Nova oficina gratuita com Guto Muniz em agosto

Após o sucesso de julho, Instituto Gandarela oferece "A Fotografia nas Artes Cênicas" de 11 a 14 de agosto

Leia mais

O Instituto Gandarela, dentro de suas ações para a promoção do desenvolvimento cultural, esta oferecendo gratuitamente a Oficina "A Fotografia nas Artes Cênicas" com o fotógrafo Guto Muniz, entre os dias 11 e 14 de agosto, das 13:30hs às 17:30hshs, no Centro de Referência da Moda, em Belo Horizonte.

Com essa oficina, o Instituto Gandarela, em parceria com o portal Foco in Cena, tem por objetivo formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido para algumas cidades atendidas pelo Circuito Gandarela Minas.

Assim sendo, os participantes da oficina poderão vir a ser selecionados para integrarem uma equipe de educadores que, no ano de 2015, percorrerá tais cidades procurando, também através de oficinas, desenvolver o olhar das comunidades locais a fim de que possam registrar com maior profundidade, suas próprias manifestações culturais.

Por isso, para participar da oficina, é necessário que o interessado cumpra todos os pré-requisitos abaixo:

- Ter experiência comprovada com a fotografia (não é necessário ser fotógrafo profissional, mas é imprescindível ter domínio de câmeras fotográficas em modo manual);

- Ter a idade mínima de 18 anos;

- Ter interesse em atuar como educador;

Os interessados devem enviar currículo e portfólio com um mínimo de 10 e um máximo de 15 fotos para o e-mail acecilio2@gmail.com com o título "A Fotografia nas Artes Cênicas".

Dúvidas podem ser esclarecidas neste mesmo e-mail.

Circuito Gandarela de Minas

O Circuito Gandarela de Minas é uma atividade de extensão do Instituto Gandarela que propõe um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento cultural de cidades pertencentes ao Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Com o patrocínio da Petrobras, o programa iniciou suas atividades em 2013, nos municípios de Belo Horizonte, Rio Acima, Sabará, Ibirité, Ouro Preto, Diamantina, Sarzedo, Itabira e Nova Lima. São cidades que estão no contexto do Quadrilátero Ferrífero, região de abrangência das ações do Instituto Gandarela atualmente. As atividades são realizadas em parceria com artistas, produtores e grupos da área cultural mineira, utilizando-se da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LEIC.

Instituto Gandarela

O Instituto Gandarela desenvolve ações em cultura e educação e é responsável pela construção da réplica do Shakespeare Globe Theatre no Brasil. Tem como objetivo fomentar o planejamento, realização e produção de atividades e iniciativas voltadas para a cultura, arte, educação e meio ambiente proporcionando maior qualidade de vida às comunidades envolvidas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, em especial a cidade de Rio Acima, a partir da oferta de trabalho, intercâmbio entre culturas nacionais e internacionais, além da profissionalização de novos agentes.

Para conhecer melhor o Instituto, acesse o site:

http://www.gandarela.com.br/

"A Fotografia nas Artes Cênicas" no Circuito Gandarela

O Circuito Gandarela de Minas 2014 oferece a oficina em julho no CRModa, em Belo Horizonte

Leia mais

O Instituto Gandarela, dentro de suas ações para a promoção do desenvolvimento cultural, esta oferecendo gratuitamente a Oficina "A Fotografia nas Artes Cênicas" com o fotógrafo Guto Muniz, entre os dias 21 e 25 de julho, das 14 às 17hs, no Centro de Referência da Moda, em Belo Horizonte.

Com essa oficina, o Instituto Gandarela, em parceria com o portal Foco in Cena, tem por objetivo formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido para algumas cidades atendidas pelo Circuito Gandarela Minas, também em forma de oficinas, no ano de 2015.

Por isso, para participar da oficina, é necessário que o interessado cumpra todos os pré-requisitos abaixo:

- Ter experiência comprovada com a fotografia (não é necessário ser fotógrafo profissional, mas é imprescindível ter domínio de câmeras fotográficas em modo manual);

- Ter experiência como educador, seja em fotografia ou em outra área do conhecimento;

- Ter a idade mínima de 18 anos.

- É desejável também que o interessado tenha alguma ligação com as artes cênicas ou que já tenha realizado documentações fotográficas de eventos culturais.

Os interessados devem enviar currículo e portfólio com um mínimo de 10 e um máximo de 15 fotos para o e-mail acecilio2@gmail.com com o título "A Fotografia nas Artes Cênicas".

Não se esqueçam de apontar experiências com a fotografia e como educador.

Dúvidas podem ser esclarecidas neste mesmo e-mail.

Circuito Gandarela de Minas

O Circuito Gandarela de Minas é uma atividade de extensão do Instituto Gandarela que propõe um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento cultural de cidades pertencentes ao Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Com o patrocínio da Petrobras, o programa iniciou suas atividades em 2013, nos municípios de Belo Horizonte, Rio Acima, Sabará, Ibirité, Ouro Preto, Diamantina, Sarzedo, Itabira e Nova Lima. São cidades que estão no contexto do Quadrilátero Ferrífero, região de abrangência das ações do Instituto Gandarela atualmente. As atividades são realizadas em parceria com artistas, produtores e grupos da área cultural mineira, utilizando-se da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LEIC.

Instituto Gandarela

O Instituto Gandarela desenvolve ações em cultura e educação e é responsável pela construção da réplica do Shakespeare Globe Theatre no Brasil. Tem como objetivo fomentar o planejamento, realização e produção de atividades e iniciativas voltadas para a cultura, arte, educação e meio ambiente proporcionando maior qualidade de vida às comunidades envolvidas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, em especial a cidade de Rio Acima, a partir da oferta de trabalho, intercâmbio entre culturas nacionais e internacionais, além da profissionalização de novos agentes.

Para fazer o download do e-flyer da oficina, acesse o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/editar/oficina-gandarela.pdf

Projetos culturais e mecanismos de incentivo

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horária: 16 horas/aula

Esta disciplina tem por proposta instrumentalizar os alunos para a viabilização de projetos culturais por meio das leis de incentivo à cultura em âmbitos municipal, estadual e federal, e de editais públicos e privados para a fotografia.

Professora convidada: Ana Amélia Arantes

Especialista em Produção e Gestão Cultural pelo IEC / PUC Minas. É coordenadora de planejamento do Grupo Galpão. Há 12 anos presta serviços de produção executiva, elaboração de projetos, captação de patrocínios e consultoria para instituições culturais, artistas, produtores e coletivos nas áreas de teatro, música, audiovisual e artes visuais.

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas

Diálogos com o mercado

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horaria: 20 horas/aula

Palestras com importantes nomes do setor (convidados a serem definidos).

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas
Página: ... 2 3 4 5 6 ...Próxima
FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.