EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Eugênio Sávio e João Castilho nos "Diálogos com o Mercado"

Curso "Fotografia, Arte e Cultura" oferece palestras gratuitas com grandes nomes da fotografia mineira.

Leia mais

O curso “Fotografia, Arte e Cultura”, integrante do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas oferece no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, a partir das 19hs, duas palestra com o fotógrafo e produtor cultural Eugênio Sávio e o artista visual João Castilho. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Para reservar a sua, envie mensagem para o e-mail contato@focoincena.com.br com o título “Diálogos com o Mercado”, colocando no corpo da mensagem o seu nome completo. Aguarde, então, a confirmação de sua inscrição. Somente as 30 primeiras pessoas que se inscreverem, terão suas vagas asseguradas até as 18:45hs. Após este horário as vagas restantes poderão ser ocupadas pelos integrantes da lista de espera.

O endereço é Rua Inconfidentes, 911 • Savassi • Edifício Soinco – Business Center • 19º andar - salas 2 e 3. Belo Horizonte.

Cena Vestida leva acervo do Foco in Cena para as peças de vestuário

Parceria entre Guto Muniz, Sima Dornas e Louis Mooren une a fotografai de cena com a moda.

Leia mais

Um fotógrafo, uma estilista e um designer. Desta união surgiu o projeto "Cena Vestida".

Em 2012, ao comemorar os 25 anos de carreira, Guto lançou o site Foco in Cena (www.focoincena.com.br}, com o objetivo de disponibilizar à população todo o seu acervo fotográfico, composto por mais de mil espetáculos de teatro, dança, circo e música. Com a intenção de proporcionar um contato ainda maior do público com os espetáculos registrados, o fotógrafo e a figurinista e estilista Silma Dornas fecharam uma parceria que visa a criação das mais variadas peças de vestuário, tendo como base de criação as fotos do acervo de Guto.

As experimentações de Silma e seu marido, o designer Louis Mooren, levam em consideração não somente as imagens, mas os próprios espetáculos, a fim de criar peças únicas que melhor representem cada trabalho. “As peças vão de camisetas t-shirt a blazers, passando por vestidos, camisas-polo, calças e tudo o que as fotografias sugerirem e a imaginação puder criar”, conta Silma Dornas.

Segundo Guto Muniz, o objetivo principal do projeto é contribuir para a preservação da memória das artes cênicas. Por isso, “todas as peças de vestuário criadas trazem o nome do espetáculo e da companhia. Assim torna-se possível não só a divulgação de seus mais recentes trabalhos, como pode-se trazer novamente à tona importantes espetáculos apresentados anteriormente”, afirma Guto.

As peças terão um certo caráter de exclusividade, pois não serão produzidas em larga escala. Seu principal canal de venda será a loja virtual na internet, a partir do qual, as peças poderão ser encomendas.

Para visitar a loja, basta clicar no link abaixo:

www.cenavestida.com.br

Deixem o espaço do teatro em paz!

Classe artística se movimenta contra a especulação imobiliária que ameaça diversos espaços culturais em todo o país.

Leia mais

A revista virtual Antro Positivo lançou em sua edição nº 10 a campanha “Deixem o espaço do teatro em paz / Arte x Especulação Imobiliária”. O motivo para tal campanha é o fato de muito espaços culturais como teatros e sedes de companhias vem correndo sérios riscos de fecharem suas portas devido ao desejo dos proprietários dos imóveis de negociá-los com construtoras visando a construção de novos empreendimentos imobiliários.

Inicialmente concentrada na cidade de São Paulo, a campanha rapidamente conquistou adeptos em outras cidades brasileiras.

Em Belo Horizonte, no último dia 16 de junho, em apenas três horas, 35 artistas compareceram ao Galpão Cine Horto para serem fotografados pelo fotógrafo Guto Muniz e, assim, se engajarem na campanha. Na cidade, tal campanha tem um motivo especial: o aviso de fechamento do Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, um importante espaço cultural da cidade, tido por grande parte dos profissionais da cidade como o melhor palco para a dança na capital mineira e que, a partir de agosto passará a ser utilizado unicamente para atividade internas do TJMG que ocupará o prédio.

A classe artística não aceita tal fechamento, alegando que o teatro surgiu como contrapartida do Estado à demolição do Cine Metrópole em 1983 e que, desta forma, deveria ser mantido como um espaço cultural aberto à comunidade.

Alguns dos principais jornais da cidade publicaram matérias a esse respeito e os artistas locais prometem ações efetivas pela manutenção do teatro. Leia algumas delas nos links abaixo:

Jornal Estado de Minas (escrita por Carolina Braga e publicada em 11/06/2014)

Jornal Hoje em Dia (escrita por Paul Henrique Silva e publicada em 21/06/2014)

O Tempo (escrita por Carlos Andrei Siquara e publicada em 22/06/2014)

EM destaca a fotografia de espetáculos

Jornal traz matéria especial em sue primeiro domingo do ano

Leia mais

Em um mês em que acontecem em Belo Horizonte a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e o Verão Arte Contemporânea, o jornal Estado de Minas traz, no primeiro domingo de 2014, na capa do caderno Cultura, uma matéria entitulada "Olho Mágico - Fotografar espetáculos também e arte", onde são entrevistados importantes nomes da fotografia mineira e nacional.

Leia a íntegra da matéria em:

http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2014/01/05/noticia_arte_e_livros,150145/olho-magico.shtml

Nova oficina gratuita com Guto Muniz em agosto

Após o sucesso de julho, Instituto Gandarela oferece "A Fotografia nas Artes Cênicas" de 11 a 14 de agosto

Leia mais

O Instituto Gandarela, dentro de suas ações para a promoção do desenvolvimento cultural, esta oferecendo gratuitamente a Oficina "A Fotografia nas Artes Cênicas" com o fotógrafo Guto Muniz, entre os dias 11 e 14 de agosto, das 13:30hs às 17:30hshs, no Centro de Referência da Moda, em Belo Horizonte.

Com essa oficina, o Instituto Gandarela, em parceria com o portal Foco in Cena, tem por objetivo formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido para algumas cidades atendidas pelo Circuito Gandarela Minas.

Assim sendo, os participantes da oficina poderão vir a ser selecionados para integrarem uma equipe de educadores que, no ano de 2015, percorrerá tais cidades procurando, também através de oficinas, desenvolver o olhar das comunidades locais a fim de que possam registrar com maior profundidade, suas próprias manifestações culturais.

Por isso, para participar da oficina, é necessário que o interessado cumpra todos os pré-requisitos abaixo:

- Ter experiência comprovada com a fotografia (não é necessário ser fotógrafo profissional, mas é imprescindível ter domínio de câmeras fotográficas em modo manual);

- Ter a idade mínima de 18 anos;

- Ter interesse em atuar como educador;

Os interessados devem enviar currículo e portfólio com um mínimo de 10 e um máximo de 15 fotos para o e-mail acecilio2@gmail.com com o título "A Fotografia nas Artes Cênicas".

Dúvidas podem ser esclarecidas neste mesmo e-mail.

Circuito Gandarela de Minas

O Circuito Gandarela de Minas é uma atividade de extensão do Instituto Gandarela que propõe um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento cultural de cidades pertencentes ao Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Com o patrocínio da Petrobras, o programa iniciou suas atividades em 2013, nos municípios de Belo Horizonte, Rio Acima, Sabará, Ibirité, Ouro Preto, Diamantina, Sarzedo, Itabira e Nova Lima. São cidades que estão no contexto do Quadrilátero Ferrífero, região de abrangência das ações do Instituto Gandarela atualmente. As atividades são realizadas em parceria com artistas, produtores e grupos da área cultural mineira, utilizando-se da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LEIC.

Instituto Gandarela

O Instituto Gandarela desenvolve ações em cultura e educação e é responsável pela construção da réplica do Shakespeare Globe Theatre no Brasil. Tem como objetivo fomentar o planejamento, realização e produção de atividades e iniciativas voltadas para a cultura, arte, educação e meio ambiente proporcionando maior qualidade de vida às comunidades envolvidas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, em especial a cidade de Rio Acima, a partir da oferta de trabalho, intercâmbio entre culturas nacionais e internacionais, além da profissionalização de novos agentes.

Para conhecer melhor o Instituto, acesse o site:

http://www.gandarela.com.br/

"A Fotografia nas Artes Cênicas" no Circuito Gandarela

O Circuito Gandarela de Minas 2014 oferece a oficina em julho no CRModa, em Belo Horizonte

Leia mais

O Instituto Gandarela, dentro de suas ações para a promoção do desenvolvimento cultural, esta oferecendo gratuitamente a Oficina "A Fotografia nas Artes Cênicas" com o fotógrafo Guto Muniz, entre os dias 21 e 25 de julho, das 14 às 17hs, no Centro de Referência da Moda, em Belo Horizonte.

Com essa oficina, o Instituto Gandarela, em parceria com o portal Foco in Cena, tem por objetivo formar multiplicadores que possam levar o conhecimento adquirido para algumas cidades atendidas pelo Circuito Gandarela Minas, também em forma de oficinas, no ano de 2015.

Por isso, para participar da oficina, é necessário que o interessado cumpra todos os pré-requisitos abaixo:

- Ter experiência comprovada com a fotografia (não é necessário ser fotógrafo profissional, mas é imprescindível ter domínio de câmeras fotográficas em modo manual);

- Ter experiência como educador, seja em fotografia ou em outra área do conhecimento;

- Ter a idade mínima de 18 anos.

- É desejável também que o interessado tenha alguma ligação com as artes cênicas ou que já tenha realizado documentações fotográficas de eventos culturais.

Os interessados devem enviar currículo e portfólio com um mínimo de 10 e um máximo de 15 fotos para o e-mail acecilio2@gmail.com com o título "A Fotografia nas Artes Cênicas".

Não se esqueçam de apontar experiências com a fotografia e como educador.

Dúvidas podem ser esclarecidas neste mesmo e-mail.

Circuito Gandarela de Minas

O Circuito Gandarela de Minas é uma atividade de extensão do Instituto Gandarela que propõe um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento cultural de cidades pertencentes ao Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Com o patrocínio da Petrobras, o programa iniciou suas atividades em 2013, nos municípios de Belo Horizonte, Rio Acima, Sabará, Ibirité, Ouro Preto, Diamantina, Sarzedo, Itabira e Nova Lima. São cidades que estão no contexto do Quadrilátero Ferrífero, região de abrangência das ações do Instituto Gandarela atualmente. As atividades são realizadas em parceria com artistas, produtores e grupos da área cultural mineira, utilizando-se da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – LEIC.

Instituto Gandarela

O Instituto Gandarela desenvolve ações em cultura e educação e é responsável pela construção da réplica do Shakespeare Globe Theatre no Brasil. Tem como objetivo fomentar o planejamento, realização e produção de atividades e iniciativas voltadas para a cultura, arte, educação e meio ambiente proporcionando maior qualidade de vida às comunidades envolvidas no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, em especial a cidade de Rio Acima, a partir da oferta de trabalho, intercâmbio entre culturas nacionais e internacionais, além da profissionalização de novos agentes.

Para fazer o download do e-flyer da oficina, acesse o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/editar/oficina-gandarela.pdf

Projetos culturais e mecanismos de incentivo

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horária: 16 horas/aula

Esta disciplina tem por proposta instrumentalizar os alunos para a viabilização de projetos culturais por meio das leis de incentivo à cultura em âmbitos municipal, estadual e federal, e de editais públicos e privados para a fotografia.

Professora convidada: Ana Amélia Arantes

Especialista em Produção e Gestão Cultural pelo IEC / PUC Minas. É coordenadora de planejamento do Grupo Galpão. Há 12 anos presta serviços de produção executiva, elaboração de projetos, captação de patrocínios e consultoria para instituições culturais, artistas, produtores e coletivos nas áreas de teatro, música, audiovisual e artes visuais.

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas

Diálogos com o mercado

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horaria: 20 horas/aula

Palestras com importantes nomes do setor (convidados a serem definidos).

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas

Laboratório de criação

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horária: 16 horas/aula

Esta disciplina tem como objetivo o desenvolvimento do trabalho final de conclusão do PDP “Fotografia, Arte e Cultura” através da promoção da interrelação entre os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do curso.

Professor: Guto Muniz

Fotógrafo profissional, atuando desde 1987 em diversos projetos culturais. Responsável pela cobertura fotográfica de alguns dos principais eventos das artes cênicas mineiras como o FIT-BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos, Festival Mundial de Circo, Um Dois na Dança – Mostra Internacional de Solos e Duos, Horizontes Urbanos, dentre outros. Professor universitário desde 1991.

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas

Empreendedorismo criativo

Disciplina do curso "Fotografia, Arte e Cultura" que integra o PDP - Programa de Desenvolvimento Profissional da PUC Minas

Leia mais

Carga horária: 16 horas/aula

O objetivo desta disciplina capacitar artistas e profissionais criativos para uma atuação empreendedora, possibilitando a criação, organização, execução, gestão e sustentabilidade de suas carreiras e empreendimentos criativos, de maneira independente, autônoma e sustentável.

Professora convidada: Rafaela Cappai

Artista e comunicadora com mais de 15 anos de experiência em teatro, dança e audiovisual. Mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo, na Goldsmiths University of London, em Londres/Inglaterra. Colabora com sites e blogs nacionais escrevendo sobre economia criativa, comportamento empreendedor, produtividade, marketing e empreendedorismo, entre os principais, Empreendedores Criativos, Minas Marca, Tio Flávio Cultural, Blog do Tanlup e Negócio de Mulher. Atualmente se dedica à Espaçonave, a frente de oficinas, processos de coaching e consultoria para pequenos profissionais e negócios criativos.

INSCRIÇÕES ABERTAS - Início das aulas em setembro de 2014

Saiba mais informações sobre o PDP "Fotografia, Arte e Cultura" e suas demais disciplinas acessando o link abaixo:

http://www.focoincena.com.br/in-foco/85/fotografia-arte-e-cultura---inscricoes-abertas
Página: ... 2 3 4 5 6 ...Próxima
FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.