EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Hora e vez do teatro de sombras no Foco in Cena

“Canto a Orfeo” da companhia italiana Controluce Teatro d’Ombre tem a foto do mês no site.

Leia mais

O Festival internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, criado e produzido pela Catibrum Teatro de Bonecos trouxe, desde sua primeira edição no ano 2000, espetáculos de tirar o fôlego da platéia. A edição de 2004 não deixou por menos e trouxe o belíssimo espetáculo “Canto a Orfeo” da Controluce Teatro d’Ombre, Alí, aliando música, movimento e belíssimas imagens, a companhia italiana contou de uma forma única a história de Orfeu e sua amada Euridice.

Dentre as fotografias captadas por Guto Muniz no Teatro Dom Silvério naquele ano, a foto ao lado foi escolhida pelos internautas participantes da promoção com a foto do mês de abril do site Foco in Cena. E Rodrigo Robleño, participante da promoção foi sorteado para receber um impressão fine art da mesma.

Vote você também e concorra a impressões fine art de suas fotos preferidas!

Lembrando que você pode votar na promoção a qualquer momento e em quantas fotos do site desejar.

A contagem para a eleição da foto do mês de maio já está valendo!!!

Para saber como participar, clique no link abaixo. Depois é só navegar no site e votar!!!

http://www.focoincena.com.br/foto-do-mes

Memorial Vale realiza a exposição "Avestruz - só tenho rascunhos" de Paola Rettore

Bailarina, com mais de 30 anos de trajetória na dança e na performance, amplia projeto com uma exposição inédita do processo criativo: figurino, vídeo, foto, livro e performance.

Leia mais

A Vale, a Fundação Vale e o Ministério da Cultura, como parte da programação 2013 do Memorial Minas Gerais Vale, apresentam a EXPOSIÇÃO “AVESTRUZ - SÓ TENHO RASCUNHOS”, de PAOLA RETTORE, realizada pelo Memorial Minas Gerais Vale, com abertura a partir de 6 de março de 2013, com permanência até o 12 de maio de 2013.

AVESTRUZ – SÓ TENHO RASCUNHOS é um projeto da multiartista Paola Rettore (Paola Rettore Dance Uncia) que inclui o lançamento de um livro-objeto, fotografias, vídeo e performances. A exposição é o ápice do projeto, a partir de um convite do Memorial, que reúne ao processo criativo do trabalho. Durante o período da exposição serão apresentadas pela artista três performances, sempre aos domingos: 17/março - Ciborgue; 05/maio – Sofia; 11/maio – Convidada;

A exposição apresenta: interferência urbana/performance, vídeo, foto, poema e livro-objeto a partir da criação de sete roupas-esculturas, as quais, em geral, questionam relações de poder, trabalhando no limite do exagero, da ironia e da provocação. Além dos figurinos e fotos e exibição do vídeo, a exposição contará com vestígios e memórias, processo da confecção do livro-objeto e de três performances. “É uma pluralidade de ações com pensamentos distintos completamente AVESTRUZ. É tudo muito AVESTRUZ”, acrescenta Paola Rettore.

De março a julho de 2012, a artista realizou, em diversos espaços de Belo Horizonte, uma série de interferências urbanas que foram registradas. Suas reverberações em foto, vídeo e peças gráficas, se transformaram em uma pequena edição de 200 exemplares únicos, manufaturados, denominados ‘livro de artista’ ou ‘livro-objeto’.

As performances foram realizadas na cidade de Belo Horizonte, a partir da construção de sete roupas-esculturas “pré-performance”, “pré-personagem” e “pós-persona”, trabalhadas como objetos, como construção de adereços superpostos ao corpo ou mesmo como uma extensão do corpo. O objetivo foi dar às esculturas um lugar de referência. As roupas foram criadas e confeccionadas pelo artista figurinista e artista cênico Marciano Mansur. As vestes questionam, em sua maioria, relações de poder, trabalhando no limite do exagero, da ironia, da provocação e da poesia. Trata-se de uma obra que explora como temática a multiplicidade de mulheres. Nas ruas foram vistas pré-personagens como a Ciborgue, a mulher Esmalte, a mulher Anos 50, Sofia, a mulher que dá diplomas, entre outras. Para a elaboração das performances Paola Rettore teve a colaboração teórica de Adelaine LaGuardia e Silke Kapp, trazendo questões sobre a ciborgue a teoria pós-gênero e o lugar específico na cidade. “Este trabalho tem o figurino como objeto, a rua como cenário, o clown, como escultura. Na primeira parte do projeto, as performances, os encontros com pessoas, com o acaso. Num segundo momento, a publicação, que apresenta rascunhos, vestígios e memórias dessas experiências”, explica Paola Rettore.

O livro-objeto desenhado pela artista gráfica Lais Freire traz fotos de Eugênio Sávio e Weber Pádua que revelam a rua, os encontros e o deslocamento para o estúdio. O vídeo de Marcelo Kraiser realiza uma outra poesia para as mesmas performances. Cada livro é batizado com um nome de um esmalte e torna-se único com oito obras realizadas, uma a uma pelos artistas: Cibelle de Pádua, Lidia Lana, Marciano Mansur e Paola Rettore.

“Os trajes/figurinos que Paola Rettore re(a)presenta quer em situações de vivencia urbana, onde em muitas das imagens é revelador o contraste entre a a beleza do adereço e a rudeza do ambiente envolvente (como no caso da série “Ciborgue”), quer inseridas no ambiente sofisticado e asséptico do estúdio fotográfico, onde as vestes e a movimentação conjugadas com a singularidade/seriedade das expressões faciais e do exercício da sensualidade do corpo se associam a objetos comuns que, no contexto contribuem para a dramatização da situação registada pela câmara fotográfica, configuram obras de arte ‘per si’.

No mesmo resultam muitas das fotografias que aqui se podem observar e que conformam obras de arte contemporânea de irrepreensível qualidade artística e técnica. Obras fotográficas que, afinal, a Paola sempre concretizou, a partir da dança, da performance ou na própria edição.

Nestas fotografias, a artista revela de novo a sua verve criativa, que já me tinha chamado a atenção nos registos fotográficos da série “Deite para ver o céu” e nas videoperformances a que tive o prazer de assistir à gravação, e de onde fiquei com a ideia da Paola Rettore como uma artista plenamente embrenhada na conceção e na revelação da sua arte, centrada na dança, mas também no cuidado que sempre demonstrou na criação dos adereços que desenvolveu para a realização do seu trabalho nessa área.

Ao contrário do belíssimo poema “Acaso Falta” (que em tempos comentei à autora que gostaria de ter sido eu a escrevê-lo), “…alta / falta F // fata / falta L // fala / falta T // para completar”, neste triplo trabalho de criação estética na inventividade dos adereços - exposição pública - registo fotográfico, tudo fala e nada falta !”

Comenta Fernando Aguiar (artista, poeta e performer português)

SOBRE A ARTISTA

Paola Rettore é artista bailarina-atriz, coreógrafa, poeta, pedagoga, especialista em Arte e Contemporaneidade pela Guignard (UEMG), mestre em Artes (UFMG). Dirige a Paola Rettore Dance Uncia. Professora de Metodologia de Ensino da Dança em Curso da Pedagogia do Movimento – Extensão EBA - UFMG e Professora de Arte do CEFAR – FCS. Coordenadora de Pós-Graduação em Performance da Faculdade Angel Vianna.

Foi professora de dança e coreógrafa do Grupo Galpão, durante quase 10 anos. Coordenadora Geral do Corpo - Escola de Dança, Supervisora Pedagógica do CEFAR - FCS, Bailarina e Assistente de Direção da Cia. de Dança do Palácio das Artes, co-coordenadora da Escuela de Exploradores de La Danza – Equador. Publicação: livro infanto-juvenil, publicado pela Editora Dimensão, O Anjo da Dança, sobre Isadora Duncan. Livro/vídeo Pequenas Navegações, Cartas de Amor; foi Editora das Publicações do ‘Ciclo de Confluências’.

Seus trabalhos foram apresentados em mais de 20 países. Premiada pelo teatro e pela dança nacional e internacional como coreógrafa. Prêmios recebidos também pela literatura infantil nacional. www.paolarettore.com

FICHA TÉCNICA:

EXPOSIÇÃO

Realização: Memorial Minas Gerais Vale

Direção Idealização e Performer: Paola Rettore

Expografia, montagem, identidade visual e produção: Guilherme Machado

Montagem: Ronaldo Brás / Índio

Co-criação e confecção figurinos: Marciano Mansur

Vídeo: Marcelo Kraiser

Fotografia: Eugênio Sávio e Weber Pádua

Patrocínio: Vale – Lei Federal de Incentivo à Cultura

LIVRO/VIDEO

Direção: Paola Rettore

Artista Gráfica: Laís Freire

Fotografia: Eugênio Sávio e Weber Pádua

Vídeo: Marcelo Kraiser

Dramaturgia de movimento ciborgue: Anita Mosca

Artistas Plásticas: Cibelle Pádua e Lidia Lana

Figurino: Marciano Mansur

Diretor de Produção: Gustavo Ruas

Secretária Executiva: Cláudia Rossi

Assessoria de Imprensa: João Marcos Veiga

Colaboração: Adelaine LaGuardia, Raul Belém Machado e Silke Kapp

Patrocínio: Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte/2010

Realização: Vagabundagem Dance Uncia

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento do Memorial: terças, quartas, sextas e sábados, de 10h às 17h30. Quintas, das 10h às 21h30. Domingos, das 10h às 15h30.

Toda a programação é gratuita.

Classificação: Livre

http://www.memorialvale.com.br

"Morte e Vida Severina" tem a foto do mês no site

Peça é uma das mais importantes obras de nossa dramaturgia.

Leia mais

Com texto de João Cabral de Melo Neto, músicas de Chico Buarque de Hollanda, Luiz Gonzaga, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Marcos Valle, Gordurinha e direção do competentíssimo Pedro Paulo Cava, "Morte e Vida Severina", uma das mais importantes obras da dramaturgia brasileira, ganhou versão mineira no ano de 2011.

Até 2013, levou ao Teatro da Cidade, em Belo Horizonte, milhares de pessoas que assistiram um belo espetáculo de bela construção cênica e encenado por um elenco de alta quailidade que, juntos propiciaram imagens muito fortes. Delas, a imagem ao lado foi eleita pelos visitantes do site Foco in Cena, como a foto do mês de março.

O internauta de nome "Gustavo Sousa" votou nessa foto e foi sorteado. Sendo assim, receberá em casa uma impressão fine art da mesma.

Vote você também e concorra a impressões fine art de suas fotos preferidas!

Lembrando que você pode votar na promoção a qualquer momento e em quantas fotos do site desejar.

A contagem para a eleição da foto do mês de março já está valendo!!!

Para saber como participar, clique no link abaixo. Depois é só navegar no site e votar!!!

http://www.focoincena.com.br/foto-do-mes

Foto em Pauta Tiradentes

Festival de fotografia ganha as ruas da bela Tiradentes nos próximos dias

Leia mais

A terceira edição de um dos principais festivais de fotografia do Brasil, o Foto em Pauta Tiradentes, acontecerá entre os dias 06 e 10 de março próximos. A programação muito intensa e variada. Confira tudo no site do festival acessando, o link abaixo:

http://www.fotoempauta.com.br/festival2013/

"Josefina, a cantora" tem a foto do mês no site

Espetáculo e ator marcaram época no teatro mineiro.

Leia mais

Uma foto do ator Paulo Lisboa, no espetáculo "Josefina, a Cantora", foi eleita a foto do mês de fevereiro do site Foco in Cena. O premiado espetáculo da Cia. Absurda baseado no texto de Franz Kafka foi fotografado por Guto Muniz em 1989, quando cumpria temporada no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.

Paulão, como era chamado pelos amigos, marcou seu nome na história do teatro mineiro nos anos 80 e início dos anos 90, vindo a falecer prematuramente em 1996, aos 35 anos.

A internauta de nome "Maria Carolina" votou nessa foto e foi sorteada. Sendo assim, receberá em casa uma impressão fine art da mesma.

Vote você também e concorra a impressões fine art de suas fotos preferidas!

Lembrando que você pode votar na promoção a qualquer momento e em quantas fotos do site desejar.

A contagem para a eleição da foto do mês de março já está valendo!!!

Para saber como participar, clique no link abaixo. Depois é só navegar no site e votar!!!

http://www.focoincena.com.br/foto-do-mes

Guto Muniz e Paola Rettore juntos em workshop em Tiradentes

A cena e o retrato serão os temas de workshop em março durante o Foto em Pauta 2013.

Leia mais

Um workshop único, criado exclusivamente para o Festival Foto em Pauta 2013. Esta é a proposta do fotógrafo Guto Muniz e da performer, coreógrafa e bailarina Paola Rettore que se reuniram para pensar a relação entre o retrato e a cena.

O que é o retrato senão uma representação?

Quem representamos ao retratarmos ou sermos retratados?

Quem está por trás destes personagens?

Guto Muniz é fotógrafo com 25 anos de experiência nas artes cênicas e Paola Rettore é coordenadora do curso de pós-graduação em Arte da Performance da Faculdade Angel Vianna.

Com suas vastas experiências profissionais, criaram o workshop "A cena e o retrato: documento e performance" onde propõem um jogo em que se trabalhará o ato de retratar como uma representação na qual, tanto o fotógrafo quanto o fotografado, tornam-se personagens no desenvolvimento de uma cena. Provocar o retrato inusitado onde direção e interpretação se misturam a partir das ações e reações de seus sujeitos e do universo que os cerca.

O Festival Foto em Pauta Tiradentes, que acontecerá nesta bela cidade barroca de Minas Gerias durante o período de 06 a 10 de março próximos.

Para maiores e informações e inscrições, acesse o endereço:

http://www.fotoempauta.com.br/festival2013/a-cena-e-o-retrato-documento-e-performance/

Exposição Foco in Cena segue até final de fevereiro

A mostra em cartaz no Memorial Vale foi prorrogada e receberá novas fotos no início do mês de dezembro.

Leia mais

Uma ótima notícia para os apreciadores de fotografia e das artes cênicas!

A exposição Foco in Cena, que comemora 25 anos de carreira do fotógrafo Guto Muniz, que se encerraria no próximo dia 30 de novembro, foi prorrogada até o final de fevereiro de 2013. E com uma grande novidade!

A partir do início do mês de dezembro a grande maioria das atuais fotos que compõem a exposição serão substituídas por outras imagens do acervo do fotógrafo. Desta forma, Guto Muniz e o Memorial Minas Gerais Vale pretendem contemplar de forma ainda mais ampla o universo das artes cênicas por ele registrados desde 1987.

Portanto, quem ainda não visitou a exposição tem a oportunidade até o próximo dia 30 de novembro de apreciá-la em seu formato original.

E aqueles que já a visitaram, poderão retornar a partir de 1º de dezembro e apreciar novas fotos de cerca de 120 outros espetáculos que se apresentaram nos palcos e ruas de Belo Horizonte nas últimas duas décadas e meia.

O Memorial Minas Gerias Vale está localizado na Praça da Liberdade, esquina com Rua Gonçalves Dias.

A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10 às 18hs e nos domingos, das 10 às 16hs. Às quintas-feiras, o horário de visitação é extendido até às 22hs.

A entrada é gratuita.

Visite o site do Memorial e conheça sua programação completa a partir do endereço:

http://www.memorialvale.com.br/site/

Janeiro já tem sua foto do mês

Foto de "Delírio & Vertigem" é destaque no site Foco in Cena

Leia mais

Uma fotografia dos espetáculos "Delírio & Vertigem" do Oficinão Galpão Cine Horto tendo em cena a atriz Débora Borges, foi eleita pelos visitantes como a foto do mês de janeiro do site Foco in Cena. Uma internauta de primeiro nome "Ananda" foi sorteada e receberá em casa uma impressão fine art da mesma.

Vale ressaltar que o voto de Ananda foi registrado ainda no mês de dezembro, mas como a votação é acumulativa, ele não perdeu a validade ao final do mês em que foi registrado. Ela continuou a concorrer e foi sorteada neste dia 01º de fevereiro.

Portanto, vote quando desejar e esteja sempre concorrendo a impressões fine art de suas fotos preferidas!

Para saber como participar da promoção, acesse a página

http://www.focoincena.com.br/foto-do-mes

Workshop "A Fotografia nas Artes Cênicas"

Guto Muniz ministra WS dentro da programação das Oficinas de Verão do Galpão Cine Horto

Leia mais

OFICINAS DE VERÃO GALPÃO CINE HORTO

“A Fotografia nas Artes Cênicas”

28, 29 e 30 de janeiro, e 20 de fevereiro – 19h30 às 22h30

O workshop tem por objetivo demonstrar aos participantes todo o caminho percorrido por um fotógrafo na execução de um trabalho, seja de circo, teatro ou dança. Para tal ele aborda não só a execução das fotos em sí, mas toda a preparação necessária para a sua realização, bem como os cuidados na seleção e acabamento das fotografias. Analisa ainda os diferentes espaços de apresentação e as diferentes artes sob o ponto de vista fotográfico.

As aulas serão realizadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e no dia 20 de fevereiro.

Entre a terceira e a quarta aulas, os participantes terão um período de 20 dias para a prática da fotografia de artes cênicas. Para tal, o professor intermediará o contato com os produtores dos espetáculos em cartaz na cidade no período, integrantes da programação do Verão Arte Contemporânea e da Campanha de Popularização do Teatro para a viabilização desta prática.

Público alvo: fotógrafos profissionais ou amadores com interesse pelas artes cênicas.

Carga Horária: 12 horas/aula + período destinado à prática da fotografia de cena

Vagas: 15

Pre-requisito: Ter conhecimento básico de fotografia e operação de câmeras fotográficas em modo manual. Não é necessária a apresentação de currículo ou portfólio.

Material necessário: É desejável possuir câmera fotográfica DSLR.

Investimento: R$ 400,00

Guto Muniz – É fotógrafo, especializado na cobertura de eventos artísticos, tais como espetáculos de teatro, dança, circo e shows musicais. Em 25 anos de carreira, completados em 2012, foi responsável direto pela cobertura de alguns dos mais importantes eventos culturais de Minas Gerais, como: FIT/BH – Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Mundial de Circo do Brasil, FAN – Festival de Arte Negra, Horizontes Urbanos, 1,2 Na Dança, ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas. Trabalha diretamente para diversos grupo e companhias, dentre elas: Grupo Galpão, Espanca!, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia. de Dança, Cia. Suspensa, Catibrum Teatro de Bonecos. É criador e administrador do portal Foco in Cena, que reune fotografias e outros materiais de centenas de espetáculos por ele fotografados desde 1987.

Maiores informações pelo telefone 31-34815580, pelo e-mail cursos@galpaocinehorto.com.br ou pelo site:

http://galpaocinehorto.com.br/noticias/oficinasdeverao2013

Foto de "Romeu e Julieta" do Grupo Galpão é eleita a foto do mês no site

Internauta receberá impressão fine art da montagem de 1992, do clássico de Shakespeare

Leia mais

Uma foto de 1992 da trupe do Grupo Galpão em torno da "Esmeralda", a Veraneio que ficou conhecida em todo o Brasil por ser o "palco principal" onde se encenou uma das principais montagens da história do teatro mineiro e brasileiro, foi eleita pelos visitantes do site Foco in Cena como a primeira "Foto do mês".

Mais de 500 votos foram registrados no site no decorrer do mês de dezembro de 2012.

Dentre aqueles que votaram nesta foto como sua favorita, a internauta :Jessica Tamietti de Almeida foi a sorteada e receberá nos próximos dias uma impressão fine art da foto selecionada.

E aqueles internautas que votaram nessa foto do Grupo Galpão até 31 de dezembro de 2012 e que não foram sorteados, não precisam ficar chateados, pois terão, em breve, condições especiais para adquirir uma impressão da mesma.

E o projeto continua! Quem desejar, pode registrar seus votos a qualquer momento no site. A votação é acumulativa. Sendo assim, os votos já registrados continuam valendo para a eleição da foto do mês de janeiro de 2013. O resultado sai no dia 01º de fevereiro. Vote e concorra!

Maiores informações em:

http://www.focoincena.com.br/foto-do-mes
Página: ... 5 6 7 8 9 Próxima
FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.