EXPLORE

foco in cenafoco in cena

A fotografia e a memória das artes cênicas

Guto Muniz apresenta duas palestras nesta quarta-feira no CCBH

Leia mais

O fotógrafo Guto Muniz, idealizador do projeto Foco in Cena, realiza nesta quarta-feira, 05 de setembro, duas palestras no auditório do CCBH - Centro de Cultura Belo Horizonte.

Com o tema A fotografia de cena e a preservação da memória das artes cênicas mineiras, Guto falará sobre o universo da fotografia de cena e os aspectos técnicos, práticos e éticos que a envolvem. A representação cênica e a preservação de sua memória por parte da fotografia.

Ambas as palestras terão o mesmo tema e serão realizadas às 14 e às 19hs.

A entrada é gratuita e condicionada à lotação do espaço.

O endereço do CCBH é Rua da Bahia, 1149 (esquina com Av. Augusto de Lima)

Ciclo de Palestras de Fotografia Fumec 2012

O livro fotográfico de arte

Leia mais

Com a participação de Patrícia Azevedo, João Castilho e Cao Guimarães.

Terça e quarta-feira dias 04 e 05 de setembro sempre a partir das 19hs no auditório da FEA/FUMEC

Endereço: Rua Cobre 200 - Anchieta - Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

C.A.S.A Mostra Repertório convida Eid Ribeiro.

O C.A.S.A e o Vivo EnCena estreiam o C.A.S.A. Mostra Repertório com três espetáculos do diretor e dramaturgo Eid Ribeiro.

Leia mais

A cada edição do Projeto, um grupo, um diretor ou um dramaturgo será convidado para apresentar alguns de seus trabalhos. A mostra com Eid Ribeiro será de 01 a 15 de setembro. O público poderá conferir a preços populares, R$5, três premiados espetáculos dirigidos por ele: No Pirex (dia 01/09 às 20h), do Grupo de Teatro Armatrux; John & Joe (08/09, às 20h), do Grupo Trama de Teatro; e Antes do Silêncio (15/09, às 20h), com Rodolfo Vaz e Kelly Crifer. As apresentações serão na sede do C.A.S.A. (Rua Himalaia, 69, Vale do Sol, Nova Lima). Informações: (31) 3517-8282. Eid Ribeiro é um dos mais destacados diretores mineiros, ator e dramaturgo, com atuação no teatro desde o início da década de 1960.

Maiores informações em:

http://grupoarmatrux.blogspot.com.br/

II Semana da Fotografia de BH

Centoequatro recebe, de 14 a 19 de agosto, II Semana da Fotografia de BH.

Leia mais

De 14 a 19 agosto, acontece no Centoequatro a segunda edição da Semana da Fotografia de Belo Horizonte, principal evento da capital mineira voltado para a fotografia do Estado.

Segundo palavras de seu coordenador, Tibério França, “A fotografia mineira vive um momento de particular efervescência. A criação do Fórum Mineiro de Fotografia Autoral em janeiro de 2010 conseguiu reunir e mobilizar um grupo de fotógrafos dispostos a discutir políticas públicas voltadas ao fomento da atividade na cidade e no Estado. Esta mobilização resultou no aumento do numero de exposições e ações voltadas à fotografia na cidade. Palestras, debates, ações de intervenção urbana, exposições, ocupações e outros pensamentos sobre o fazer fotográfico, tem ocupado a cidade há um bom tempo. O aumento no número de editais voltados as Artes Visuais, que inclui a Fotografia em suas diversas possibilidades, documental, autoral, experimental, cientifica, vernacular, amadora, a fotografia pode ser tantas coisas que ainda nos surpreendemos com a sua versatilidade. O segredo estará na intenção do autor? Posso fazer o que eu quiser?"

Para refletir sobre esta indagação, nada melhor do que participar da programação do evento. Para fazer o download do cátalogo do evento, visite:

http://semanadafotografiabh.com.br/Home_files/Catalogo_II_Semanadafotografia_BH.pdf

Terreiro Contemporâneo de Dança

O Terreiro Contemporâneo de Dança 2ª edição vai reunir artistas e pensadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte em uma série de atividades artísticas: Oficinas, Ciclo de Conversas, Seminário, Mostra de Vídeos e Performances.

Leia mais

A programação acontece de 29 de agosto a 02 de setembro no Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade s/n (esquina de rua Gonçalves Dias).

Dias 29 (quarta) e 31 (sexta) de Agosto - De 10h às 18h

Dia 30 (quinta) de Agosto e 1º (sábado) de Setembro - De 10h às 22h

Dia 02 (domingo) de Setembro - de 10h às 13h

Obs.: no dia 02 de setembro, de 16 às 22h, haverá Mostra de Vídeo e Performance no barracão do terreiro Ilê Wopo Olojukam - Rua Benedito Xavier, 2030 – Bairro Tupi.Os interessados em participar das oficinas deverão fazer inscrição gratuita no Centro Cultural Virtual SeráQuê?

Para ver a programação completa acesse:

http://centroculturalvirtual.com.br/conteudo/terreiro-contemporaneo-de-danca-2012-ii-edicao

Espanca! em novo espetáculo

Companhia mineira prepara estréia de “O Líquido Tátil”, com texto e direção de Daniel Veronese

Leia mais

Escrito e dirigido por um dos nomes mais reverenciados do teatro contemporâneo, o espetáculo O Líquido Tátil, do Grupo Espanca!(MG), tem sua estreia oficial em Belo Horizonte no dia 01 de setembro.

Após o intercâmbio com o argentino Daniel Veronese, o grupo Espanca! estreia em BH o espetáculo O Líquido Tátil. A temporada será de 1º a 23 de setembro na sede do grupo.

O trabalho com o diretor teve início em dezembro de 2011, com a realização do Encontro Tátil – um mergulho na obra de Daniel Veronese, reunindo leituras e debates diversos a partir da obra do argentino. A partir deste primeiro encontro, integrantes do grupo e o diretor iniciaram uma troca de referências e também de linguagens teatrais que culminou com a ida dos integrantes até Buenos Aires para um processo de imersão criativa com o diretor. Durante um mês foram realizados ensaios no estúdio de trabalho de Veronese. Como o texto já estava escrito o foco de trabalho foi a atuação. Os atores tiveram a oportunidade de se aproximar da realidade artística de Buenos Aires, conforme explica Grace Passô: “O fato de estarmos em outro país fez deste projeto, mais que uma montagem de espetáculo, uma imersão na realidade cultural de Buenos Aires. De um modo geral, poucas produções brasileiras circulam por lá e, portanto, poucas pontes existem de fato entre essas produções. Acredito que esse projeto exemplifica as possibilidades de contato entre o teatro brasileiro e argentino”.

A criação da peça “O Líquido Tátil” integra o projeto ‘Dramaturgias do nosso tempo’, realizado com recursos do Petrobras Cultural, patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O espetáculo - O Líquido Tátil foi escrito por Veronese em 1997. A sugestão para a montagem deste texto partiu do próprio diretor. A trama gira em torno de uma família e seus diálogos sobre as artes, o ato teatral e os desejos inconscientes que perseguem o homem.

Logo após a temporada na capital mineira, a montagem ainda segue para o Rio de Janeiro, onde ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil. A temporada no Rio será realizada entre os dias 03 de outubro e 04 de novembro. Logo depois, o grupo inicia temporada do espetáculo “Amores Surdos”, também no CCBB. E segue apresentando Por Elise em dezembro, no Teatro Ipanema.

Para mais informações sobre a temporada de estréia de espetáculo, acesse:

http://www.focoincena.com.br/o-lquido-ttil/5438

Dudude lança a revista

Com conselho editorial de Paola Rettore, Isabel Stewart e Dudude, a revista reúne mais de 30 artigos de profissionais de diversas áreas, que discutem ideias de imagem na contemporaneidade, e presta uma homenagem póstuma ao colaborador da publicação e jornalista, Marcelo Castilho Avelar.

Leia mais

Após o 2º Ciclo de Confluências – IDEIAS de IMAGEM, realizado em março de 2009, a revista IDEIAS DE IMAGEM sai do forno com lançamento previsto para 29 de agosto, quarta-feira, às 19h30, no Centro de Arte Savassi (Avenida do Contorno, 6399 - Savassi). A entrada é franca. Os exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. Este projeto foi realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte.

“Ciclo de confluências-Ideias de...”

O Projeto Ciclo de Confluências - Ideias de..., idealizado há seis anos pela artista de dança Dudude, possui à primeira vista o formato de um Ciclo de Palestras comum, em que artistas e intelectuais de diversas áreas do saber se reúnem para discutir um determinado tema. Mas logo depois se percebe que o contexto é um pouco diferente. Durante quatro dias intensos de Ciclo, as conferências se desenrolam prezando sempre a horizontalidade do saber, com diversos níveis de interação: palestrantes são atravessados por performances, falas, danças e surpresas inusitadas, tudo ao mesmo tempo, no mesmo lugar, com a intenção de degustar ideias e articular pensamentos coletivamente.

O primeiro Ciclo aconteceu em 2006, com o tema IDEIAS de FRESTA. No ano seguinte, nasceu uma publicação bilíngue (francês / português), como resultado dessa enxurrada de proposições e pensamentos. Os palestrantes e colaboradores foram convidados para produzir textos acessando o lugar da livre escrita, sem a preocupação com padrões técnicos e de formatação. A proposta era que cada um saboreasse a palavra FRESTA e escrevesse a partir de inspirações e experiências trazidas pelo Ciclo de Confluências – IDEIAS DE FRESTA.

Em 2009, veio o segundo Ciclo de Confluências - IDEIAS de IMAGEM, que ocupou por quatro dias, o auditório da Escola Guignard, sendo realizado em parceria com Izabel Stewart. Passado alguns anos, a revista IDEIAS DE IMAGEM se concretiza como um eco do 2º Ciclo de Confluências (CC-II).

Revista Ideias de Imagem

A edição IDEIAS DE IMAGEM é bilíngue como IDEIAS DE FRESTA, porém, nos idiomas português e espanhol. Segundo Dudude, “a revista nasce assim como a primeira, com um desejo de livre escrita, e também em dois idiomas, para que o leitor possa passear na musicalidade de outra língua”, diz a artista de dança.

“Composta por mais de 30 colaboradores, IDEIAS DE IMAGEM se transformou em uma revista quase livro”, brinca Dudude. Colaboraram com a publicação: Adyr Assumpção (ator e diretor teatral), Ronaldo Fraga (artista e estilista), Ângela Lago (ilustradora e escritora), Marco Paulo Rolla (artista plástico e performer), Paulo Azevedo (ator e diretor teatral), Marcelo Kraiser (multiartista), Marcelo Drumond e Coletivo Devir (artistas gráficos), Christina Fornaciari (performer), Marcos Tadeu, Rodrigo Quintela e Marco Antonio (todos três da área médica), Julia Panadés (artista plástica), Liliza Mendes e Benedikt Wiertz (ceramistas), Inês Rabelo, Eugênio Sávio, Guto Muniz e João Castilho (quarteto de fotógrafos), Fernando Aguiar (poeta português), Marina Machado (cantora), Gil Amâncio, (ator, músico e performer), Marcelo Marquez (ator e músico argentino), Vera Casa Nova (poeta), Ricky Seabra (artista múltiplo), Marco Heleno (filósofo), Isabel Tica Lemos, João Saldanha e Marta Soares, artistas que veem do campo do dançar, além de escritos de Soraya Belusi, Cássia Navas e Marcelo Castilho Avelar, esses três que ocuparam no Ciclo um lugar de observação, e o Coletivo Xepa. Todos foram convidados pela comissão editorial, formada pelas artistas de dança Dudude, Paola Rettore e Isabel Stewart, que colaboram também cada uma com seus escritos. “Sem dúvida uma revista repleta de diversidades e rica em substância de entendimentos para com a palavra imagem”, acrescenta Dudude.

Homenagem

A partir de um desejo comum da comissão editorial e equipe do projeto, a revista IDEIAS DE IMAGEM é dedicada com muito carinho e admiração à memória do jornalista Marcelo Castilho Avelar, falecido no ano de 2011.

Ficha Técnica Revista Ideias de Imagem

Realização, coordenação geral: Dudude

Comissão editorial: Dudude, Izabel Stewart, Paola Rettore

Edição final: Dudude, Viviane Avelar Gandra

Coordenação do projeto: Juliana Ivar

Produção executiva: Ludmilla Ramalho

Assistência de produção: William Gomes

Assessoria de comunicação e imprensa: Beatriz França

Assessoria contábil: Silvia Batista

Fotografia (publicação): Guto Muniz, Pedro Miranda

Revisão textos (português): Regina Stocklen

Tradução ao espanhol (castellano): Raúl Antonio Márquez Sulivan

Tradução/versão a português: Viviane Avelar Gandra

Revisão textos (castellano): Marcelo Márquez

Coordenação e produção editorial, projeto editorial e

gráfico, composição, arte final: Viviane Avelar Gandra

Produção gráfica: Ricardo Marques

Impressão e acabamento: Gráfica Formato

Realização: Dudude

Apoio: Mais Cultura e Devir – grupo de Experimentação gráfica

Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Dudude

Bailarina, improvisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, Dudude começou os estudos nos anos 70 e fez parte da geração do Grupo Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio por 15 anos com diversas atividades na área de dança e seus desdobramentos. Esteve à frente da Benvinda Cia de Dança por 16 anos. Foi bolsista do Ministério da Cultura do Brasil pelo projeto Bolsa Virtuose 2000, em residência no Centro Coreográfico de Orleans. Em 2003/2004 desenvolveu seu projeto “Poética de um Andarilho – a escrita do movimento no espaço de fora” viabilizado pelas Bolsas Vitae de Artes. Ministra cursos e oficinas no campo da produção de sensibilidades. Desenvolve parcerias criativas com artistas de diversos campos de expressão dentro e fora do país. Atualmente trabalha em seu Atelier onde promove eventos focados na arte contemporânea. Em 2011 lançou seu livro Caderno de Notações - a poética do movimento no espaço de fora. Atualmente tem circulado com seu novo trabalho solo “A Projetista”, que tem direção de Cristiane Paoli Quito e assistência de Lydia Del Picchia, do Grupo Galpão. Segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida.

Paola Rettore

Paola Rettore é artista bailarina-atriz, coreógrafa, poeta, pedagoga, especialista em Arte e Contemporaneidade pela Guignard (UEMG), mestre em Artes (UFMG). Dirige a Paola Rettore Dance Uncia. Professora de Metodologia de Ensino da Dança em Curso da Pedagogia do Movimento – Extensão EBA - UFMG e Professora de Arte do CEFAR – FCS.

Foi professora de dança e coreógrafa do Grupo Galpão, durante quase 10 anos. Coordenadora Geral do Corpo - Escola de Dança, Supervisora Pedagógica do CEFAR - FCS, bailarina e assistente de Direção da Cia. De Dança do Palácio das Artes, co-coordenadora da Escuela de Exploradores de La Danza – Equador. Publicação: livro infanto-juvenil, publicado pela Editora Dimensão, O Anjo da Dança, sobre Isadora Duncan. Livro/vídeo Pequenas Navegações, Cartas de Amor; Editora das Publicações do “Ciclo de Confluências’. Seus trabalhos foram apresentados em mais de 20 países. Premiada pelo teatro e pela dança nacional e internacional como coreógrafa. Prêmios recebidos também pela literatura infantil nacional. www.paolarettore.com.

Izabel Stewart

Artista de dança; Professora; Preparadora Corporal; Mestre em Dança (DEA) pela Universidade Paris 8. Integra a ONG ambientalista PRIMO - Primatas da Montanha. Atualmente trabalha em parceria com artistas de diversas áreas como: Paola Rettore, Marcelo Kraiser, Grupo Espanca, Luiz Carlos Garrocho e Dudude. Realizou com Dudude Herrmann duas edições do "Ciclo de Confluências, ideias de" (2006 / 2009), projeto interdisciplinar que reuniu profissionais de Minas, Rio e São Paulo, e que teve como desdobramento a publicação da revista bilíngue (português / francês) "Ideias de Fresta" (2008).

SERVIÇO

DUDUDE lança REVISTA IDEIAS DE IMAGEM

DATA: 29 de agosto, quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Centro de Arte Savassi (Av. do Contorno, 6399 - Savassi)

Exemplares distribuídos gratuitamente

Entrada Franca

Para saber mais sobre os Cíclos de Confluência acesse:

http://www.ciclodeconfluencias.com/

Cyntilante Produções faz pré-estréia de musical em Belo Horizonte

A Cyntilante Produções traz a Belo Horizonte a pré-estréia do espetáculo EU NÃO SOU CACHORRO NÃO – UM MUSICAL BREGA, de 24 a 26 de Agosto, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h no Galpão 3 da FUNARTE.

Leia mais

Referência em Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, a companhia, fundada em 2005 com o objetivo de difundir a cultura através do estudo, pesquisa, produção, exposição e montagem de espetáculos musicais, é formada por uma nova geração de artistas dedicados ao teatro musical. Desde a sua criação, o grupo já apresentou premiadas montagens. Assim, apresenta um trabalho ininterrupto de pesquisa do gênero e está sempre em busca de temas relacionados à cultura brasileira.

O musical "EU NÃO SOU CACHORRO NÃO" é uma homenagem a artistas como Wando, Waldick Soriano, Wanuza, Lindomar Castilho, Paulo Sérgio, Nelson Ned, Odair José, Benito Di Paula, Agnaldo Timóteo e outros representantes da música "brega", marginalizados na história cultural do país. É inspirado no livro homônimo do jornalista e historiador carioca Paulo César de Araújo, que pesquisou durante sete anos a história da chamada música cafona no período entre 1968 e 1978, embora não se trate de um espetáculo político e biográfico.

A idéia de montar o musical surgiu do fato de que “quando o assunto é música popular brasileira, a maioria das produções artísticas aborda como tema a bossa nova e o tropicalismo”, explica o diretor Fernando Bustamante. “Apesar de estar no topo do mercado fonográfico nacional nas décadas de 60 e 70, a produção musical brega (ou cafona) não recebeu o devido espaço na crítica. Isso pode ser explicado pelo fato de freqüentemente os artistas “bregas” serem vistos como coniventes com a ditadura militar. Hoje a música brega conseguiu conquistar o seu lugar em todas as camadas sociais”, completa.

Se apropriando do formato de superproduções inspiradas em musicais da Broadway, o musical apresenta 45 canções clássicas com arranjos modernos, a participação de 14 artistas em cena, incluindo atores, cantores e bailarinos e conta a história de Roberto Rock, compositor e vocalista da banda "The Funeráveis", que está em ascensão no cenário mineiro, mas que vê tudo mudar após uma surpresa do destino.

A estréia oficial acontecerá no mês de Novembro, também em Belo Horizonte, com participação da atriz e cantora Tânia Alves. A pré-estreia em agosto segue o formato das “PREVIEWS”, realizadas em musicais americanos, com o objetivo de realizar um contato prévio com o público antes da estreia oficial.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Leo Mendonza

Direção Geral: Fernando Bustamante

Direção Musical e Arranjos Instrumentais: Pedro Durães

Direção Vocal e Arranjos Vocais: Beto Sorolli

Coreografias: Lair Assis

Elenco: Henrique Moretzsohn, Jai Baptista, Luana Costa, Leo Mendonza, Nilmara Gomes, Hendrigo Del Freitas, Lindsay Paulino, Theo Valadares, Marcelo Minal, Márcio Miranda, Fernanda Aguilar, Douglas Gonzales, Ricardo Sabino, Simone Tomé, Stephanie Menezes

Cenário: Cynthia Dias

Figurinos: Kalluh Araújo

Iluminação: Thelma Fernandes

Visagismo: Tiago Colombini

Artista Gráfico: Fabiano Lana

Serviço

EU NÃO SOU CACHORRO NÃO! UM MUSICAL BREGA

De 24 a 26 de Agosto, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Galpão 3 – FUNARTE – Rua Januária, 68, Floresta

INGRESSOS: R$ 10,00 (INTEIRA), R$ 5,00 (MEIA)

Workshop “A Fotografia de Artes Cênicas” – últimas vagas

Guto Muniz ministra WS na Escola de Imagem no final de agosto.

Leia mais

O fotógrafo Guto Muniz, criador do site Foco in Cena e responsável pela cobertura de grandes companhias e festivais das artes cênicas mineiras, ministra workshop na Escola de Imagem nos dias 25 de agosto e 1º de setembro.

Com uma experiência de 25 anos na fotografia de cena, Guto abordará diversas questões relativas a esta prática fotográfica, que vão desde as diferentes relações entre os espaços e as artes cênicas, até o fluxo de trabalho do fotógrafo.

Para mais informações sobre o workshop, visite a página:

http://escoladeimagem.com.br/index.php?action=curso&id=333
Página: ... 5 6 7 8 9
FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.