InstHabilidade
Grupo de Dança 1º Ato (MG / Brasil)
Concepção e Direção coreográfica: Alex Dias e Suely Machado
(2014)
A habilidade de lidar com a instabilidade e a instabilidade presente em nossas habilidades, que gera desequilíbrio, ação, e vida é o cerne de "InstHabilidade". O espetáculo é inspirado na condição de estar vivo, de "cair e levantar", movimentos naturais da vida.
Este cair e levantar, essa resistência à ação da gravidade e a necessidade constante de nos verticalizar e transformar provoca um movimento que se repete em cadeia e nos remete a origem, ao DNA, que marca e identifica nossas características e nossa maneira de estar no mundo. Da quebra dessa cadeia, em equilíbrio, surge o movimento de cada um no universo.
Desde a gênese, vivemos em processo de expulsão, que provoca e instiga uma ação própria. O movimento serve de metáfora para a instabilidade enquanto terreno constante de experimentações e pesquisa. A partir desse pensamento, a montagem propõe habitar o lugar de busca no processo homem-mundo, através da jornada entre a inspiração, a fantasia e as quedas na realidade.
Concepção e Direção coreográfica:
Alex Dias e Suely MachadoPesquisa de movimento:
Alex DiasEncenação:
Suely Machado.Música:
An Einem Wintermorgen (Marsen Jules); Cansaço (Luís De Macedo/ Joaquim Campos) interpretado por Lula Pena; O fado de cada um (Silva Tavares/ Frederico de Freitas) interpretado por Lula Pena; Andras (Max Richter); Selvedge (Satoko Fujii); Brindo (Devendra Banhart); Maison en vitre (Marsen Jules); Proud Men (Walter Lang); Embers (Max Richter).Figurino:
Pablo RamonProcesso de criação:
Alex Dias e Suely Machado em colaboração com Ana Virgínia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Vanessa Liga e Erika Rosendo, bailarina residente do Projeto Tecendo Encontros.