EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Mapplethorpe
Anterior
MapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpe
MapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpe
MapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpe
MapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpeMapplethorpe
Anterior

Mapplethorpe

Ismael Ivo (Brasil / Alemanha)

FAN - Festival de Arte Negra (2007)

Ismael Ivo conheceu o controvertido fotógrafo americano Robert Mapplethorpe em Nova York, na década de 80, por meio de uma amiga jornalista que fazia uma matéria sobre ele. Famoso por retratar de forma erótica corpos de homens negros, músculo por músculo, Mapplethorpe convidou Ivo para uma sessão de fotos, enquanto a jornalista o fotografava em seu momento de trabalho.

Vinte anos depois, convidado a participar da Bienal de Veneza, Ivo resolveu prestar um tributo ao amigo, criando o solo Mapplethorpe.

Espetáculo

Dividido em três partes, intituladas "Prisão", "Flores" e "Mortalidade", o solo de Ismael Ivo estreou durante a bienal, no Teatro de Arsenale, para um auditório lotado. O espetáculo começa com o bailarino de costas para a platéia, com todo seu corpo iluminado por uma sutil luz atrás de um vidro transparente.

Um túnel vertical corta a rotunda de uma parede vasta de metal que é a "prisão" onde ele se levanta e abaixa com a força de seus braços flexionados, na extrema tensão, pulsando à música de Steve Reich. Então, a parede cai sobre o chão junto com a satisfação humana e é transformada em um solo de lírios brancos.

Finalmente, usando um simples sapato branco, com o salto colocado em seu corpo nu e a voz de Giuseppe di Stefano canta Puccini's "E lucean le stelle", Ivo transforma-se em uma estátua, vermelha como sangue, no pedestal usado por Mapptethorpe como trono da beleza de seus modelos.

Ficha Técnica

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.