EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
O Corcunda de Notre Dame
Anterior
O Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre Dame
O Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre Dame
O Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre Dame
O Corcunda de Notre DameO Corcunda de Notre Dame
Anterior

O Corcunda de Notre Dame

P5 Produções (MG / Brasil)

Direção: Marco Amaral

(2001)

Algumas versões da obra de Victor Hugo já são bem conhecidas, filmes ou desenhos com adaptações diferenciadas já foram produzidos, como a Disney por exemplo, o enfoque principal cai sobre a personagem Quasímodo. Na França, um grande musical vem sendo encenado sob o título de Notre Dame de Paris, que é também o título original da obra, que, quando da tradução para português, recebeu o nome de "O CORCUNDA DE NOTRE DAME", daí talvez algumas leituras caiam sobre esta personagem. A P5 Produções, hoje Marco Produções leva aos palcos teatrais o espetáculo sob o mesmo título, porém o enfoque principal está nos acontecimentos da época na cidade de Paris, as festividades dos ciganos, o romantismo, a tragédia e tantos outros acontecimentos, tendo como sítio os arredores e interiores da Catedral de Notre Dame. Assim sendo, buscamos em nossa produção, retratar os acontecimentos da trama de Victor Hugo, preservando suas personagens e buscando o máximo de fidelidade à obra.

Os figurinos assinados por Alexandre Colla, foram confeccionados com tecidos rústicos, como: aninhagem, sacos e jutas, além da utilização de materiais recicláveis. O cenário assinado por Yuri Simon e Heleno Polisseni é grandioso, contém sinos, vitrais e outros. Não se tem uma reprodução fiel da Catedral de Notre Dame, porém, com suas movimentações e recursos cênicos, os ambientes são bem definidos e remetem o espectador ao período da cena. Yuri Simon assina também a iluminação, fator importante do espetáculo, que aliada ao cenário define ambientações e situações variadas. O elenco é composto de 15 atores com preparação em canto e dança, que se movimentam entre as cenas, dando vida ao espetáculo e desenvolvendo toda a trama.

As 11 músicas originais que são cantadas e encenadas durante toda a ação, são assinadas por Leo Mendonza. Ainda como recursos sonoros o espetáculo conta com alguns arranjos percurssivos assinados por Geovane Sassá.

O que se tem é um espetáculo grandioso, que busca apresentar este clássico de Victor Hugo de forma mais fiel possível à obra original.

A montagem de um espetáculo nesta proporção é sem dúvida um grande desafio, e o resultado é triunfo de toda a equipe envolvida. Agradecemos à todos os envolvidos direta ou indiretamente na realização deste trabalho.

O espetáculo estreou em 19 de junho de 2001 no teatro Sesiminas, em sua trajetória conta cmo 10 prêmios, 3 anos em cartaz, 115 apresentações, 14.218 espectasdores. Terminando dia 15 de Fevereiro de 2004.

Texto extraído do site Marco Produções: http://www.marcoproducoes.art.br/

Ficha Técnica

Direção geral e adaptação de texto: Marco Amaral

Colaboração na direção: Yuri Simon

Coreografias e preparação vocal: Andréia Erhardt

Trilha sonora original e direção musical: Leo Mendonza

Arranjos vocais: Ernani Maletta

Preparação vocal: Neide Ziviane

Gravação, mixagem e efeitos sonoros: Juliana Serra e Cláudio Dias (Stúdio Audio Arte)

Figurinos: Allexandre Colla

Confecção de figurinos: Aidnée Maria e Célia Rallo

Cenários e iluminação: ID3 design - Yuri Simon e Heleno Polisseni

Adereços: Ana Nery e Marco Amaral

Maquiagem: Regina Mahia e Ronise Andrade

Fotos: Guto Muniz

Divulgação: Angélica Hodge

Design gráfico: ID3 design

Operação de luz: Dione Vaz

Elenco:

Anderson Mattos: Pierre Gringoire

João Riveres: Juiz, Cigano

Leleo Scarpelli: Clopin

Roberto Polido: Gárgula, Advogado

Wolney de Oliveira: Phoebus

Yuri Simon: Quasímodo

Zeca Santos: Frollo

Carol Romano: Berangere, Cigana

Claudia Assunção: Sra Aloize/Gudule

Felipe Vasconcelos: Gárgula, Juiz Surdo

Gal Gomes: Velha, Cigana

Kátia Kouto: Esmeralda

Karina Brandao: Gargula/Cigana

Luciana SantAnna: Fleur de Lys, Cigana

Patrícia Rodriques: Mahiette, Cigana

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.