EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
O Trem, o Vagão e a Moça de Luvas
Anterior
O Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de Luvas
O Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de Luvas
O Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de LuvasO Trem, o Vagão e a Moça de Luvas
Anterior
Assistir

O Trem, o Vagão e a Moça de Luvas

Flávia Pyramo (MG / Brasil)

(2012)

Ana, "A Moça de Luvas", é uma operadora de telemarketing oprimida e vítima do sistema de gestão 'Taylorizado'. Ao fim de uma jornada dupla de trabalho exaustivo, recebe uma notificação de seu chefe sobre a sua baixa produtividade. Com o risco de perder o emprego atormentando, ela troca de roupa e, num ônibus lotado, enfrenta o constante engarrafamento da nossa sociedade insustentável.

Finalmente, Ana chega à estação de trem a tempo de pegar o último Trem da noite para então retornar à sua casa. Essa bomba-relógio entra no Vagão. Ernesto, um homem estranho, se aproxima e, confiante na sobrevivência das simples relações humanas, tenta puxar conversa. Ela ignora, ele insiste. Ana perde a paciência e explode. Num grito de socorro, ela desabafa relatando a atual condição do trabalhador comum; a deterioração da mobilidade urbana causada pelo excesso do uso de carros (geralmente contendo apenas uma pessoa); e a consequente falta de saúde emocional que indisponibiliza o indivíduo a inter-relacionar harmoniosamente.

Ernesto, finalmente, consegue persuadir Ana que, liberta da pressão e provida da tão comum carência afetiva, vai se entregando e sendo resgatada do atropelamento cotidiano em que vive. A cada estação algo é desvendado. O casal troca confidências e começa o jogo da sedução. Humanos se envolvem. O trem chega à estação de Ana. A Moça de Luvas desce; e enquanto ilude sua mente, com a ideia de ter encontrado o amor, as portas do vagão vão se fechando. Um relacionamento da "Modernidade Líquida" de Bauman - um trem passageiro.

Ficha Técnica

Texto: Xico Abreu

Concepção: Flávia Pyramo e Renato Rocha

Direção: Renato Rocha

Co-Direção: Pierre Santos

Elenco: Babú Santana e Flávia Pyramo

Cenografia: Flávio Papi

Iluminação: Paulo César Medeiros

Trilha Sonora Original: Pedro Bernardes

Videomaker: Bruno Queiroz

Figurinos: Gabriella Marra

Preparação de elenco: Miwa Yamagizawa

Preparação corporal: Paulo Mantuano

Projeto gráfico: Alexandre de Castro

Assistente de cenografia: André Santinho

Cenotécnicos: André Santinho e Equipe Papi Maquetes

Pesquisa Sonora e técnico de gravação e mixagem: Ramiro Mart

Operador de som e video: Pierre Santos

Operador de Luz: Wendel Barros

Equipe de montage e contra-regras: André Santinho e Wendel Barros

Assessoria de imprensa: Cristina Sanches s Jozane Faleiro

Administração e prestação de contas: Luciana Fávero

Produção BH: Fabiana Bergamini e Sandra Fonseca

Produtor executive: Leandro Vieira

Diretor de produção: Paulo Mattos

Coordenação do projeto: Flávia Pyramo

Realização: PyrAmo Proarte e XA Realiz

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.


Fechar