Ricardo III
Odeon Companhia Teatral (MG / Brasil)
Direção Yara de Novaes
FIT BH (2000)
Escrita entre 1591 e 1592, a tragédia Ricardo III é a última peça da tetralogia que conta a história da Guerra das Rosas, como foi convencionalmente chamada a luta dinástica entre os York (rosa branca) e os Lancaster (rosa vermelha), ocorrida na Inglaterra de 1455 a 1485.
Filho mais moço do Duque de York, que tantos anos lutara para conseguir a coroa, Ricardo inicia a peça explicitando ao público suas inescrupulosas intenções diante do trono da Inglaterra, uma vez que seu irmão e rei Eduardo IV está prestes a morrer. Entretanto, para ser bem sucedido em seu intento, terá que eliminar seu irmão Clarense, assim como seus sobrinhos, filhos de Eduardo, que o antecedem na linha sucessória. Com um sorriso sarcástico nos lábios e muito talento para se mascarar, além de uma enorme capacidade retórica, Ricardo não poupa aqueles que obstruem seu caminho e faz jorrar sangue na casa real inglesa. Dois anos após proclamar-se rei, sem um cavalo e com seu inexorável aleijão, Ricardo é morto por Richmond numa batalha no campo de Bosworth.
As fotografias deste espetáculo foram feitas em filme e digitalizadas no âmbito do projeto "O teatro em BH no final do Século XX - digitalização do acervo de Guto Muniz". Projeto nº 0821/2020
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Direção:
Yara de NovaesAssistente de Direção:
Ernani MalettaDireção de Produção:
Carlos GradimProdução Executiva:
Alexandre NoronhaAssessoria de Movimento:
Monica MedeirosTradução:
Anna Amélia de Queiroz Carneiro de MendonçaTrilha Sonora Original:
Rafael Conde e Ernani MalettaElenco:
Jorge Emil, Ana Prado, Nivaldo Pedrosa, Cristina Vilaça, Ernani Maletta, Gabriel Fontes Paiva, Gustavo Werneck, Henrique Carsaladi, Marcelo Campos, Jefferson da Fonseca, Yara de Novaes (atriz substituta) e Nivaldo Pedrosa (ator substituto)Preparação Corporal:
Monica MedeirosCenografia e Figurinos:
Daniela Thomas e André CortezAssistência de Cenografia e Figurinos:
Patricia Goutier e Sibele FerreiraMaquiagem:
Nona MagalhãesPreparação Vocal:
Ernani MalettaIluminação:
Telma FernandesConsultoria Técnica e Dramaturgia:
Aimara da Cunha Resende