EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
Vale da estranheza
Anterior
Vale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranheza
Vale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranheza
Vale da estranhezaVale da estranhezaVale da estranheza
Anterior

Vale da estranheza

Rimini Protokoll (Alemanha)

MITsp (2022)

"Vale da estranheza" é uma expressão criada pelo cientista japonês Masahiro Mori para designar, no campo da engenharia robótica, a aversão que as pessoas sentem diante de robôs muito parecidos com pessoas reais. Segundo essa hipótese, a semelhança de robôs com humanos é bem-vinda até certo ponto, a partir do qual passa a nos provocar repulsa ou medo. Nesse espetáculo do grupo Rimini Protokoll, o diretor Stefan Kaegi trabalhou com o escritor Thomas Melle na criação de um animatrônico que pretende ser uma cópia do autor. Em cena, o robô faz uma palestra sobre temas como a bipolaridade, a tecnologia e a competência das cópias para ajudar ou não os humanos. O título alude tanto ao Vale do Silício quanto à ideia freudiana de Unheimliche, o estranho que nos parece familiar. O vale é, também, o formato da curva no gráfico apresentado por Mori explicando suas ideias. No final da apresentação, o público pode se aproximar para ver de perto o robô.

Ficha Técnica

Concepção, texto e direção: Stefan Kaegi

Texto / Corpo / Voz: Thomas Melle

Equipamento: Evi Bauer

Animatrônica: Chiscreatures Filmeffects GmbH

Fabricação e arte-final da cabeça de silicone, coloração e cabelo: Tommy Opatz

Dramaturgia: Martin Valdés-Stauber

Design de vídeo: Mikko Gaestel

Música: Nicolas Neecke

Direção de produção: Rimini Protokoll

Turnê: Epona Hamdan e Monica Ferrari

Desenho de luz / Viagem: Robert Läßig, Martin Schwemin, Lisa Eßwein

Design de som e vídeo / Viagem: Jaromir Zezula, Nikolas Neecke,Manuela Schinina

Voz da tradução simultânea: Ronaldo Lemos

Esta peça do Rimini Protokoll foi originalmente produzida pelo Münchner Kammerspiele, em coprodução com Berliner Festspiele ?" Immersion, donaufestival (Krems), Feodor Elutine (Moscou), FOG Triennale Milano Performing Arts (Milão), Temporada Alta ?" Festival de Tador de Catalunya (Girona), SPRING Utrecht.

Direitos autorais: Rowohlt Theater Verlag, Reinbek bei Hamburg

Este espetáculo é apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e pelo Goethe-Institut São Paulo.

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.