



As últimas flores do jardim das cerejeiras
Grupo Oficcina Multimedia (MG / Brasil)
FIT BH (2010)
"As últimas flores do jardim das cerejeiras" é um espetáculo imagético inspirado na obra "O Jardim das Cerejeiras", de Anton Tchekhov (1860-1904) cujo tema gira em torno dos conflitos sociais que marcaram a Rússia do final do século XIX. A partir de elementos plásticos, visuais e sonoros, queremos abordar um momento histórico, que desencadeou não só a revolução russa de 1917, como também antecipou as grandes rupturas e transformações filosóficas do século XX.
O eixo central do espetáculo é um labirinto que simbolicamente representa um espaço de difícil saída e abriga o Minotauro, monstro devorador que se alimenta de suas vítimas. Este ser híbrido, metade homem, metade animal, surge como uma figura emblemática, síntese da morte que se alastrou por todos os lados. Morrem as cerejeiras em flor, morre a aristocracia russa, cercada de pompa, o luxo e a ostentação; morrem nobres, reis e rainhas, adultos e crianças, anunciando a falência de uma classe hegemônica e requintada. Assiste-se o surgimento de novos ricos proprietários que assumem o poder repetindo erros antigos e instalando uma nova hierarquia deslocada e igualmente autoritária.
Simbolicamente as gueixas surgem como uma proposta estética, tendo no culto das artes, um veiculo de sensibilização e de reflexão, capaz de contribuir para o advento de uma nova era. Como diz Trofimov, personagem de O Jardim das cerejeiras:
"Se quisermos de fato viver verdadeiramente o presente, então primeiro temos de expiar o passado, temos de liquidá-lo; e só podemos expiá-lo com sofrimentos e um trabalho infatigável e intenso."
Direção:
Ione de MedeirosElenco:
Escandar Alcici Curi, Fabrício Trindade, Henrique Mourão, Jonnatha Horta Fortes e Marco VieiraAtor convidado:
Tiago GambogiAssistência de Direção:
Jonnatha Horta FortesAssessoria de Movimentação Cênica e Coordenação de Pesquisa de Preparação Corporal para a cena:
Mônica RibeiroPreparação Corporal:
Jonnatha Horta Fortes e Fabrício TrindadeRoteiro, Concepção Cenográfica, Figurino:
Ione de MedeirosAssistência de Figurino:
Jonnatha Horta FortesTrilha Sonora:
Francisco Cesar e Ione de MedeirosIluminação:
Telma FernandesVídeo:
Ione de Medeiros, Escandar Alcici Curi, Henrique Mourão e Marco VieiraProjeto Gráfico:
Adriana PelianoProdução:
Grupo Oficcina MultimédiaAtores estagiários:
Sergio Salomão e Adriano Basílio