Cyntilante Produções faz pré-estréia de musical em Belo Horizonte
Referência em Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, a companhia, fundada em 2005 com o objetivo de difundir a cultura através do estudo, pesquisa, produção, exposição e montagem de espetáculos musicais, é formada por uma nova geração de artistas dedicados ao teatro musical. Desde a sua criação, o grupo já apresentou premiadas montagens. Assim, apresenta um trabalho ininterrupto de pesquisa do gênero e está sempre em busca de temas relacionados à cultura brasileira.
O musical "EU NÃO SOU CACHORRO NÃO" é uma homenagem a artistas como Wando, Waldick Soriano, Wanuza, Lindomar Castilho, Paulo Sérgio, Nelson Ned, Odair José, Benito Di Paula, Agnaldo Timóteo e outros representantes da música "brega", marginalizados na história cultural do país. É inspirado no livro homônimo do jornalista e historiador carioca Paulo César de Araújo, que pesquisou durante sete anos a história da chamada música cafona no período entre 1968 e 1978, embora não se trate de um espetáculo político e biográfico.
A idéia de montar o musical surgiu do fato de que “quando o assunto é música popular brasileira, a maioria das produções artísticas aborda como tema a bossa nova e o tropicalismo”, explica o diretor Fernando Bustamante. “Apesar de estar no topo do mercado fonográfico nacional nas décadas de 60 e 70, a produção musical brega (ou cafona) não recebeu o devido espaço na crítica. Isso pode ser explicado pelo fato de freqüentemente os artistas “bregas” serem vistos como coniventes com a ditadura militar. Hoje a música brega conseguiu conquistar o seu lugar em todas as camadas sociais”, completa.
Se apropriando do formato de superproduções inspiradas em musicais da Broadway, o musical apresenta 45 canções clássicas com arranjos modernos, a participação de 14 artistas em cena, incluindo atores, cantores e bailarinos e conta a história de Roberto Rock, compositor e vocalista da banda "The Funeráveis", que está em ascensão no cenário mineiro, mas que vê tudo mudar após uma surpresa do destino.
A estréia oficial acontecerá no mês de Novembro, também em Belo Horizonte, com participação da atriz e cantora Tânia Alves. A pré-estreia em agosto segue o formato das “PREVIEWS”, realizadas em musicais americanos, com o objetivo de realizar um contato prévio com o público antes da estreia oficial.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Leo Mendonza
Direção Geral: Fernando Bustamante
Direção Musical e Arranjos Instrumentais: Pedro Durães
Direção Vocal e Arranjos Vocais: Beto Sorolli
Coreografias: Lair Assis
Elenco: Henrique Moretzsohn, Jai Baptista, Luana Costa, Leo Mendonza, Nilmara Gomes, Hendrigo Del Freitas, Lindsay Paulino, Theo Valadares, Marcelo Minal, Márcio Miranda, Fernanda Aguilar, Douglas Gonzales, Ricardo Sabino, Simone Tomé, Stephanie Menezes
Cenário: Cynthia Dias
Figurinos: Kalluh Araújo
Iluminação: Thelma Fernandes
Visagismo: Tiago Colombini
Artista Gráfico: Fabiano Lana
Serviço
EU NÃO SOU CACHORRO NÃO! UM MUSICAL BREGA
De 24 a 26 de Agosto, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Galpão 3 – FUNARTE – Rua Januária, 68, Floresta
INGRESSOS: R$ 10,00 (INTEIRA), R$ 5,00 (MEIA)
