Inevitável
Teresa Ricco Cia. de Dança (MG / Brasil)
(2000)
Inevitável, espetáculo da Cia. de Dança Teresa Ricco, mistura dança e teatro numa criação coletiva que retrata nuances comportamentais da vida de cinco mulheres idosas, abandonadas num asilo. A solidão, as lembranças da infância, a sabedoria (tão desprezada, principalmente pelos jovens), as neuroses, a lucidez, a confusão mental, a crença e a fé são encenadas no espetáculo que tem uma hora de duração. O reencontro das personagens com a vida e seus pequenos prazeres se dá de maneira intensa, alegre e colorida, através da indispensável reintegração com a sociedade.
Meses de pesquisa em asilos e casas de maturidade, além do olhar atento no cotidiano, conduziram à delicada teia de atitudes retratadas no espetáculo. Teresa Ricco ressalta que "Inevitável" é um emocionante apelo à melhoria do tratamento dado aos idosos neste país, que privilegia a juventude.
As fotografias deste espetáculo foram feitas em filme e digitalizadas no âmbito do projeto "O teatro em BH no final do Século XX - digitalização do acervo de Guto Muniz". Projeto nº 0821/2020
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Concepção, coreografias, cenário e direção:
Teresa RiccoCo-coreografias:
Criação das personagens (dona Florinda) Fabrícia de Cássia Martins, (dona Rosinha) Juliana Mesquita, (dona Benedita), Meibe Rodrigues (dona Estrela) Renata Mendes e (dona Antonieta) Roberta LodiFigurino:
Rodrigo FragaConfecção de figurino:
Graça Caldeira GuedesMúsicas:
Pixinguinha ?" Marco Antônio Guimarães ?" Milton Nascimento ?" C. Velasquez ?" Octávio G. Mendes ?" José Marcílio ?"Deo ?" Madredeus ?" Benedito LacerdaGravação de trilha:
Eurico JustinoConfecção de cenário:
Abdias Teixeira, Pedro Jr. e Teresa RiccoProjeto gráfico:
Leila Lobo/ Câmera Um
