



Pedro Páramo
CEFAR - Fundação Clóvis Salgado (MG / Brasil)
(2001)
"Você está convidado a visitar Comala, uma cidade onde o tempo oscila entre o passado e o presente; onde as pessoas que cruzam suas vielas têm a evanescência de fantasmas. Pois em Comala os mortos não se sabem ou não se querem mortos. Ou quando sabem e se querem, estão condenados, no entanto, a transportar seus corpos como fardos de que não se podem libertar. Carcassas que pesam como as lembranças que, tal como numa colcha de retalhos vão sendo tecidas e costuradas por paciente Ariadne para formar um intrigante e misterioso painel da História do México contemporâneo.
São pés, mãos, peles desfeitas pela putrefação, ossos que se confundem à poeira do chão e do tempo. Restos dos que viram traída no início do século passado a sua luta pela libertação, mergulhados agora na desesperança e no vazio. Opressores e oprimidos são aqui igualados no desespero do desamor que atinge a todos, indistintamente.
Vamos, pois, mergulhar no túnel do tempo, em nossa Comala particular. Remexer recordações, ações passadas e presentes. Talvez encontremos, assim, o elo perdido de uma humanidade ainda capaz de amor e solidariedade. Apesar de tudo."
João das Neves
(texto retirado do programa original do espetáculo)
Texto:
Juan RulfoAdaptação e direção:
João das NevesAssistente de direção:
Ildeu FerreiraPreparação corporal:
Ângela MourãoPreparação vocal:
Marco Flávio AlvarengaPreparação musical:
Ricardo GarciaPesquisa histórica:
Glória ReisFigurino:
Ione de MedeirosCenografia:
Ildeu Ferreira, João das Neves e Fabrício AndradeDireção de produção:
Simone RangelAssistente de produção:
Fabrício AndradeCoordenação de iluminação:
Jorge LuizElenco:
Alexandre de Sena, Amauri Cecílio Alves, Ana Hadad, Barbara Bof, Carolina Demétrio, Cello Guimas, Eduarda Lourenço, Fabiano Persi, Eliezer Sampaio, Erlei Costa, Juliana Hemerly, Letícia Duarte, Luciane Oliveira, Mariana Maier, Marina Utsch, Paschoal D?Ângelo, Rosana Ferreira, Sandra Melo, Viviane Ferreira, Wilson Jospa