Sem - Um Colóquio Sobre a Falta
DIreção e Concepção: Dudude Herrmann (MG / Brasil)
(2008)
O espetáculo "Sem - Um Colóquio Sobre a Falta" marca nova fase de Dudude Herrmann. Como o próprio nome sugere, traduz em dança a falta sob diversos aspectos, entre eles, a relação com o planeta Terra e próprio ser humano.
"Vivemos num paradoxo: o vazio pelo excesso ou o transbordamento do nada. Pelo excesso aparece a escassez dos sentidos da existência e o absurdo da falta da projeção de um futuro ", afirma Herrmann.
E comenta:" Uns dizem que vivemos em uma época vazia, na qual crenças e idéias perderam o valor, na qual as utopias não fazem mais sentido e a própria faculdade de imaginar entrou em falência.
Mas não seria contraditório dizer: vivemos uma época de abundância, na qual os avanços das pesquisas científicas e das tecnologias nos apontam a superação do homem como tal e anunciam novas formas de fabricar vidas ".
Curiosamente, o espetáculo integrou, em sua estréia, a programação em torno do tema "O fim de um mundo não é o fim do mundo. Como sobreviveremos no século XXI?".
Em cena, Dudude Herrmann e Izabel Stewart, parceiras de trabalho há cinco anos, constroem e desconstroem paisagens utilizando a matéria plástico.
A coreografia é permeada por estruturas de improvisações e inserções em vídeos, assinados pelo artista plástico Marcelo Kraiser, com uma trilha sonora que vai de Arnaldo Batista a Messian.
"A idéia surgiu inusitadamente em 1995 enquanto fazia o espetáculo 'Iphigenia'", esta querência teve um processo de encubadora necessária, tempo suficiente para maturar assuntos de incomodo ambiental.
Direção e concepção:
Dudude Herrmann.Ensaiadora:
Paola RettoreIntérpretes:
Dudude Herrmann e Izabel StewartIluminação e Sonorização:
Bruno RodriguesApoio técnico:
William GomesProdução:
Jacqueline de CastroColeta de Imagens de vídeo:
Marcelo KraiserElaboração do vídeo:
Marcelo KraiserTrilha Sonora:
Feldman/Messian/Arnaldo Batista