



Sem lugar
Grupo de Dança 1º Ato (MG / Brasil)
Direção Artística: Suely Machado / Concepção e Coreografia: Tuca Pinheiro
(2012)
O espetáculo é uma homenagem ao escritor Carlos Drummond de Andrade, o, que completaria, em outubro de 2012, 110 anos. Criada por Tuca Pinheiro, a coreografia não tem a pretensão de adaptar os poemas de Drummond. De acordo com o coreógrafo, o movimento do espetáculo pretende descobrir e revelar que tipo de ser humano era o poeta. São passos baseados na poesia do autor, com gestos leves e frágeis. "O entendimento de algumas das questões propostas por Carlos Drummond foi fundamental. Paradoxalmente, o distanciamento da obra possibilitou elaborar informações novas e permitiu que o foco se dirigisse para o conteúdo de cada intérprete-criador, sua forma de captar e desenvolver suas próprias questões, tendo como eixo um paradoxo: entender e se distanciar de Drummond", explica o coreógrafo.
Desde sua criação, em 1982, o grupo Primeiro Ato realiza um trabalho permeado por movimentos da dança contemporânea. A companhia tem como objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos, com apuro cênico, rigor técnico e forte apelo emocional.
Direção Artística:
Suely MachadoConcepção e Coreografia:
Tuca PinheiroPesquisa Coreográfica:
Grupo de Dança Primeiro AtoCenário e Figurino:
Marco Paulo RollaProjeto de Luz:
Jorginho De CarvalhoComposição e direção da trilha sonora:
Kiko KlausBailarinos:
Alex Dias, Marcela Rosa, Danny Maia, Lucas Resende, Pablo Ramon, Verbena Cartaxo, Verônica Santos, Ana Virginia Guimarães, Jonatas Raine.Assistente de direção:
Marcela RosaMaitre de ballet:
Bettina BellomoAssistente de iluminação:
Elias do CarmoProdução:
Regina MouraTécnico e operador de luz:
Elias do Carmo/ Alon CaetanoCenotécnica Roberto Duque
Técnico de som e operador de som:
Fabrício Galvani