



Três Luas
Grupo de Dança 1º Ato (MG / Brasil)
Direção: Suely Machado
(2015)
Uma história narrada e cantada em poemas sobre o belo e resignado amor de Ariana por um exuberante Dionísio - o grande. A diretora artística Suely Machado mergulhou no universo do disco literário "Ode Descontínua e Remota Para Flauta e Oboé. De Ariana Para Dionísio", produzido por Zeca Baleiro em parceria com a escritora e poeta Hilda Hilst.
O álbum é a versão musicada do livro "Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão", publicado em 1974, de forte maturidade poética da autora Hilda Hilst, considerados autobiográficos e que foram interpretados por grandes vozes femininas da MPB: Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia, Jussara Silveira, Ângela Ro Ro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olívia Byington, Mônica Salmaso e Ângela Maria. Na trama, a figura feminina ocupa a posição do homem, a de poeta lírico, e expressa seu amor idealizado pela falta do amante e uma ausência de memória desse amor.
Os nove bailarinos, receberam a tarefa de escrever uma carta a uma pessoa ausente, dizendo o que gostariam de ter dito e não disseram. "Juntei trechos dessas cartas aos poemas de Hilda, que revelam ausência, um amor idealizado e uma vivência desse amor realizada apenas em sonho e desejo", diz Suely. Nas cenas, em alguns momentos, homens e mulheres surgem como se não estivessem ali e fossem uma miragem, na busca desse amor idealizado onde cada sequência é interrompida como o despertar de um sonho. Em duas dessas sequências Suely participa como uma ilusão de sua própria imagem.
Concepção, encenação e direção coreográfica:
Suely MachadoAssistente de Direção:
Marcela RosaEstudo e criação do movimento:
Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Lucas Resende, Marcela Gozzi, Marcela Rosa, Pablo Ramon, Vanessa LigaEstagiários:
Carlos Júnior e Mariana RagoneMaitre de Ballet:
Betinna BellomoProdução:
Regina MouraAssistente de produção:
Eliana CapovillaDesenho de Luz:
Telma FernandesFigurino:
Pablo RamonTrilha sonora:
Poemas de Hilda Hiust musicados por Zeca Baleiro "Ode descontínua e remota de Ariana para Dionísio"Operação de luz:
Edimar PintoOperação de som:
Fabrício Galvani