Com os olhos voltados para a cena
Por que “Foco in Cena”?
Por que não Foto em Cena?
Porque, mesmo tendo como ponto de partida imagens fotográficas, o foco deste projeto é a cena e não a fotografia. É uma fotografia “in” cena, uma fotografia dentro da cena. Uma fotografia inserida no processo cênico, como um instrumento capaz não só de registrar um evento, mas de construir e preservar histórias. Assim foi pensado este projeto.
O portal Foco in Cena surgiu em 2012 a partir da organização do acervo e criação da memória dos 25 anos de fotografias nos palcos e ruas de Belo Horizonte registrados pelo fotógrafo Guto Muniz. Tal projeto foi contemplado pelo Fundo de Projetos Culturais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o que propiciou sua criação e parte da publicação do acervo do fotógrafo.
Tal acervo conta com cerca de dois mil trabalhos artísticos apresentados, em especial, nos palcos e ruas de Belo Horizonte. Neste período, Guto fotografou diversas companhias nacionais e internacionais que se apresentaram na capital mineira integrando a programação de festivais de teatro, dança, bonecos e circo, ou através de turnês nacionais. Além disso, acompanhou as trajetórias de grupos que hoje são referências na produção cultural da cidade, tais como Grupo Galpão, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia. de Dança, Teatro de Pesquisa, Grupo Espanca, Cia. Luna Lunera, Quatroloscinco Teatro do Comum dentre muitos outros.
Este projeto é a primeira ação voltada para a preservação e disseminação da memória das artes cênicas em Minas Gerais, realizada a partir de registros iconográficos. Mas ele não é constituído apenas de imagens. Os trabalhos são acompanhados por textos, fichas técnicas e artísticas, vídeos e áudios de cena. Além disso, procurou-se deixar o caminho aberto para a interatividade dos visitantes. Assim, deseja-se o mais importante que é não apenas apresentar uma história, mas construir novas histórias a cada dia, com a participação e ajuda de todos.
Por isso, participe e ajude a preservar esta memória!
Para saber mais sobre o fotógrafo Guto Muniz, idealizador do projeto visite:
http://www.focoincena.com.br/guto-muniz