EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Sobre o fotógrafo

Guto Muniz nasceu no ano de 1966, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formado em Publicidade pela PUC Minas, pós-graduado em Marketing pela FUMEC, professor universitário, Guto é fotógrafo profissional, especializado na cobertura de eventos culturais. É também criador e coordenador do Núcleo de Estudos Fotografia, Arte e Cultura em parceria com a CultivArte.

Guto descobriu o teatro e a fotografia na faculdade, através de disciplinas cursadas no início do seu curso superior. A paixão despertada pelas duas artes foi imediata e ele conseguiu uni-las através da fotografia de cena.

Em 30 anos de carreira, iniciada em 1987, esteve à frente da cobertura de alguns dos mais importantes eventos das artes cênicas mineiras, dentre os quais destacam-se o FIT BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Mundial de Circo do Brasil, Festival de Arte Negra, Festival 1, 2 na Dança, Horizontes Urbanos, ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas.

É ainda responsável pela cobertura de algumas das mais consagradas companhias mineiras, como o Grupo Galpão, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia de Dança, dentre diversas outras.

Seu acervo conta com centenas de trabalhos registrados principalmente nos palcos, ruas e diversos outros espaços de Belo Horizonte.

No decorrer de sua trajetória, foi compreendendo que o papel do fotógrafo das artes cênicas vai muito além do registro e imediata divulgação de espetáculo. Consolida-se na construção de um documento histórico, de ampla relevância para o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de linguagens artísticas.

Como resultado deste entendimento, Guto idealizou o Foco in Cena. Um portal eletrônico, capaz de abrigar todos os seus trabalhos, possibilitando ao público em geral o acesso direto aos mesmos.

A partir do Foco in Cena, novos projetos surgiram.

Na Cena Vestida, a estilista e figurinista Silma Dornas e o designer Louis Mooren, criam peças de vestuário tendo como inspiração as fotografias de cena de Guto.

Já o Cena em Quadros procura aproximar as pessoas em geral das artes cênicas através da comercialização das fotografias de seu acervo em impressões fine art.

Para saber mais sobre o Projeto Foco in Cena, visite o link:

http://www.focoincena.com.br/o-projeto

Divulgue

Entre em Cena

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.