brancoemMim
Cia. de Dança Palácio das Artes (MG / Brasil)
Direção e dramaturgia: Sônia Mota e Cristina Machado
(2013)
Com direção de Sônia Mota e Cristina Machado, a montagem traduz-se como um memorial vivo da dança nos corpos dos integrantes que reverenciam Bailarinos, Coreógrafos e Obras paradigmáticas da história da dança ocidental, como Nijinsky, Ana Pavlova, Isadora Duncam, Pina Bausch, O Lago dos Cisnes, Giselle e La Sylphide.
Ora em conflitos, ora em diálogos entre o clássico e o contemporâneo, a ocupação remete à convergência do tempo, reunindo no presente todas as experiências nos corpos dos bailarinos.
O nome da performance brancoemMim "brinca" com o que a memória foi capaz de revelar, o que a experiência incorpora no presente e o desejo e curiosidade que move o bailarino a percorrer diferentes caminhos artísticos. Além disso, tendo como base a linguagem clássica, rememora os atos brancos dos balés românticos, como em Giselle (1841) e La Sylphide (1832). Nestes, a cenografia, a iluminação, a coreografia e os trajes das bailarinas ("tutus" brancos de tule e pontas) representam um ambiente etéreo, em que os corpos exprimem efeitos alongados, de não-peso, como o de um ser sobrenatural que transita entre as expressividades estéticas e as projeções imagéticas.
Direção e dramaturgia:
Sônia Mota e Cristina MachadoAssistentes de ensaios:
Rodrigo Giése, Beatriz Kuguimiya, Claudia Lobo, Cristiano Reis, Paulo Chamone e Maria Alice CorsiCriação e interpretação das performances:
Alex Silva, Andrea Faria, Ariane de Freitas, Cristina Rangel, Dadier Aguilera, Ivan Sodré, Mariângela Caramati, Lívia Espírito Santo. Lucas Medeiros, Peter Lavratti e Sonia PedrosoFigurinos:
Lucas MagalhãesExecução de figurinos:
Shirlene Gomes, Neuzane Braga e Vânia SilvaBordados:
Marta SilvaAdereçaria da ?Mulher Árvore?:
Carla RossiDesign de cabelos:
Graciely FerreiraProjeto cenotécnico:
Cassia AvelizCenotecnia:
Prática StandsDesign gráfico e produção:
A Casa Comunicação e Eventos