



Solo(s)
Izabel Stewart e Tana Guimarães (MG / Brasil)
FID - Fórum Internacional de Dança (2012)
"Solo(s)" é um projeto de duas artistas independentes, Izabel Stewart e Tana Guimarães, que decidiram trabalhar em parceria. A pesquisa aborda duas instâncias da palavra "solo": uma relativa ao espaço, como substantivo solo=chão, e outra que trata da situação desacompanhada, como adjetivo solo=solitário. A investigação de tipos de território, seus habitantes e modos de ocupação trouxe para o mover uma oscilação entre solo (o ser) e solo (o terreno), portanto dança e espaço estão em constante formação e atualização, um alimentando o outro.
O trabalho partiu da exploração da diversidade de solos, suas fronteiras, arquiteturas e geografias. Para isto, foram realizadas "experiências em campo", isto é, fora da sala de ensaio, em lugares previamente escolhidos. Sobre estes solos foi sendo construído um inventário de formas de vida e de movimentos relacionados aos seus diferentes habitats. O deslocamento desta pesquisa de volta para a sala de ensaio provocou a elaboração de uma outra cartografia, desta vez cênica, e de seus possíveis habitantes.
A relação com o espaço, especialmente com o espaço geográfico, com o solo como um dos "elementos" do espaço é um dos eixos do projeto "Solo(s)". Neste caso, a concepção de solo-território não se reduz a sua superfície ou as suas características. O solo é aqui entendido como um espaço em constante construção, que envolve a dinâmica social, política, econômica, cultural e ambiental de um local. Portanto, os modos de ocupação - e desocupação - do espaço, também são questões abordadas no trabalho.
Concepção / atuação:
Izabel Stewart e Tana GuimarãesVídeo:
Xande PiresMúsica:
Kristoff SilvaColaboração artística:
João SaldanhaCenografia:
Joanna SanglardIluminação:
João Saldanha e Jésus LatalizaProdução:
Mariana Maioline e Elias GibranContadora:
Silvia BatistaFigurinos:
Izabel Stewart e Tana GuimarãesArte gráfica:
Rodrigo Borges