EXPLORE

foco in cenafoco in cena

Ampliar
A Princesa Frida
Anterior
A Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa Frida
A Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa FridaA Princesa Frida
Anterior
Programa

A Princesa Frida

CAMA e Cyntilante Produções (MG / Brasil)

Direção: Fernando Bustamante | Texto e Músicas: Leo Mendonza

(2015)

Musical do premiado dramaturgo e compositor belorizontino Leo Mendonza, com atores e bonecos, inspirado na trajetória de vida da pintora Frida Kahlo e direcionado ao público infanto-juvenil.

Frida Kahlo nasceu no México em 1907 e foi uma das artistas contemporâneas mais expressivas e instigantes do século XX. Casada com o pintor e muralista Diego Rivera, também de renome internacional, Frida expressou, de maneira peculiar, seus sentimentos mais intensos com autencidade rara. A artista retratou em suas telas toda a originalidade de suas crenças em relação a todo o contexto sócio-político e cutural de seu tempo (1907 -1954). Através de sua arte Frida sublimou seu persistente sofrimento físico, causado por um acidente sofrido na adolescência. Suas pinturas estão entre as mais belas e originais jamais criadas, um monumento ao seu espírito indomável e sua força de vontade.

O musical "Princesa Frida" descreve de forma livre a trajetória da pintora Frida Kahlo e, de forma lúdica, faz alusão a acontecimentos da vida da artista. Com este musical a companhia busca retratar a pintora como um personagem de contos de fada. Em momento algum pretende ser um relato biográfico e usa livremente a associação a fatos e nomes relacionados a sua história.

As personagens Rainha Kahlo, Princesa Frida e General Mucha Dolor são todos na verdade desdobramentos da personalidade da artista e durante as falas e músicas da peça ocorrem citações do Diário de Frida Kahlo, fonte maior de pesquisa para a elaboração deste musical.

A inspiração principal para as músicas, cenários e figurinos é, seguramente, a cultura mexicana juntamente com a cultura alemã, ambas presentes na formação da pintora Frida Kahlo.

Além de fatos históricos, estão mesclados ao texto elementos atuais, modernos, e externos a vida da artista (que viveu entre 1907 a 1954). Há associações com a cultura pop atual na construção das cenas e dos personagens. Por exemplo: a inspiração em Michael Jackson e o movimento hip hop para a construção do muralista Diego e seus cachuchas como grafiteiros; As damas da canção mexicana, as cantoras Célia Cruz e Libertad Lamarque para as personagens Aguada e Aquarelita; Trio Los Lobos para a banda dos Mariachis Muertos; Bob Fosse e sua linguagem coreográfica específica para teatro musical como base para os números do General Mucha Dolor; a cantora Madonna em sua versão teen dos anos 80. Enfim, o musical trata a figura de Frida Kahlo como uma referência pop, que pode ser vista hoje em bottons, camisetas, canecas, latas de doces, todos com sua estampa e se inspira também em outros ícones da cultura latina (não somente mexicana), principalmente musical, como Glória Stefan, Ricky Martin, Robby Rosa, Menudo, Shakira, Jennifer Lopez, o personagem Chaves, Eduardo Galeano, Orishas, Café Tacuba, Mercedes Sosa, Trio Los Panchos, etc.

Ficha Técnica

Texto e Músicas: Leo Mendonza | Direção: Fernando Bustamante | Cenário: Cynthia Dias | Figurino: Ricca | Iluminação: Felipe Cosse | Elenco: Vivian Germano, Maria Tereza Costa, Chris Geburah, Ana Beatriz Tavares, Melina Cattoni, Igor Penna, Matheus Dias | Gravação e Mixagem: Audioartte | Preparação Vocal: Patricia Chow | Preparação corporal e coreografias: Rubens Ramalho | Adereços: Serge Weick | Maquiagem: Mona Magalhães| Cenotécnica: Companhia Cenográfica | Fotografia: Guto Muniz | Programação visual: AlegoriA | Imagens: Self Produções | Assessoria de imprensa: Copas

Divulgue

Entre em CenaAssistiu esse espetáculo?
Tem algo a nos dizer sobre sua experiência com ele?
Então comente aqui e nos ajude a construir esta história.

FECHAR

Concorra a uma impressão fine art das suas fotos favoritas preenchendo seu nome e e-mail nos campos abaixo. Você fará isso uma única vez a cada acesso ao site, independentemente de quantas fotos marcar. Saiba mais em www.focoincena.com.br/foto-do-mes.